Quando falamos em ficção científica imaginamos imediatamente cientistas malucos e suas mirabolantes experiências. Certamente, nem todo mundo é fã desse gênero, mas o gênero Sci-fi (abreviação do termo em inglês Scientific Fiction) nem sempre trata de cientistas malucos e de experiências sem pé nem cabeça.
Q01, robozinho do filme Hal. |
Temas como robôs, máquinas vivendo em harmonia com os seres humanos, reprodução artificial sem contato sexual entre homens ou mulheres, futuros longínquos onde a tecnologia é super avançada também contam como temas e panos de fundo para histórias que tratem de ficção científica, um exemplo bem sutil do gênero Sci-fi é o mangá Made in Heaven - Kazemichi. Só percebemos que se trata de ficção científica porque sabemos que é impossível alguém ser transformado num robô e ainda ser humano, sem mencionar que a história não se passa num futuro distante, tipo 2245, por exemplo.
O que difere o gênero Sci-fi do fantasia é que para que seja Sci-fi tem que haver algum fator ou elemento que envolva ciência. Um gênero Sci-fi pode parecer fantasia? Pode, mas lembrando que tem que haver um motivo científico para ser ficção científica. Pode ser os dois, claro, por que não? (risos).
Video Girl Ai. |
A origem do gênero surgiu com a publicação de obras clássicas, como as histórias do francês Júlio Verne e da inglesa Mary Shelley, autora do célebre Frankenstein, e tudo isso graças aos avanços tecnológicos de cada época, afinal, é preciso tirar inspiração de algum lugar, não é mesmo?
Histórias que envolvem fantasia ou sobrenatural, às vezes podem se confundir entre si e serem confundidas com ficção científica, mas como dito anteriormente, só é ficção científica se houver uma explicação científica ou um motivo científico para que algo aconteça ou exista dentro da história... Mais sugestões, enviem email para animangahouse@gmail.com ou acessem o catálogo do blog para encontrarem sugestões de leitura =D
Alguns exemplos de Sci-fi que você pode encontrar aqui no blog, além de Made in Heaven - Kazemichi são: Hal, Video Girl Ai, Ergo Proxy e Chobits.
Chobits. |
Ergo Proxy. |
0 comentários:
Postar um comentário
Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...