segunda-feira, 28 de março de 2016

Vitamin (Mangá)

Yooooooooo, minna... tudo bem com vocês? Então, estou naquela minha fase psicótica de ler um mangá atrás do outro. Sério, isso é muito sério. Eu mal termino um e já começo outro. Por um lado é bom, alguns títulos da minha lista estão sendo lidos, o ruim é que eu sei que isso vai chegar num poço sem fundo - hahahaha - brincadeira. Quer dizer, vai chegar um momento em que eu vou ficar com depressão pós-mangá. Isso geralmente acontece comigo depois de ver algum dorama, será que essas coisas também acontecem com vocês? Façam eu me sentir uma pessoa normal, onegai shimasu... risos.

Título: ビタミン/ Vitamin (Vitamina)
Mangaká: Suenobu Keiko
Gênero: Drama, Ijimi, Psicológico, School Life, Shoujo, Slice of Life
Outros Títulos: Limit (2009)
Publicação: Mangá - 1 volume (2001)/ Licenciado pela JBC (2015)

Vitamin, da mangaká Suenobu Keiko (2001) - Licenciado pela JBC (2015)

Sinopse: Sawako, uma estudante de 15 anos levava uma vida escolar como muitas outras, sem maiores problemas. Até que certo dia, ela é flagrada com o namorado numa sala de aula por um colega de classe, e isso transformará a vida dela no verdadeiro inferno que é sofrer bullying nas escolas…! As amigas de ontem, são as vilãs de hoje… Qual é a “vitamina” necessária para ela suportar a dor e desespero de ser maltratada pelos próprios companheiros? (Retirado do site da JBC).

Yaramizu Sawako não é uma das garotas populares da escola, mas tem um círculo de amigos invejado. Entretanto, mesmo fazendo parte de um grupo de amigos, percebe-se que ela não tem confiança plena nessas amigas e nem sobre ela mesma. Contando com sua insegurança e com um namorado abusivo, Arii Kouta, Sawako acabará vivenciando um dos mais terríveis episódios de sua vida. Vitamin não é um shoujo escolar como qualquer outro. A história de Sawako é a realidade de várias crianças no Japão, que sofrem ijimi (bullying) tão pesado que acabam enlouquecendo ou optando pelo suicídio. Mas vale salientar que isso não é spoiler.



A evasão escolar no Japão, sobretudo, no retorno às aulas pós férias de verão, é grande. Mas apesar da "evasão" aparente, o maior índice é o de suicídio. A obra de Suenobu Keiko é recheada de temas polêmicos e o bullying está sempre presente na maioria delas. Vitamin foi sua obra inaugural no que diz respeito ao bullying. Para nós, pode parecer algo exagerado, mas para quem já leu outras obras japonesas que tratam do assunto, o bullying praticado nas escolas do Japão são muito pesados e enlouquecedores. Keiko teve a ideia de escancarar o que acontece dentro dos muros da escola. Sawako acaba se tornando uma menina insegura, atormentada e frustrada com o que aconteceu a ela. Tudo só piora quando percebe que o namorado *spoiler* lhe vira as costas e faz parecer que ela o traiu com outro *fim do spoiler*. Vendo-se abandonada e desolada pelos amigos e colegas de sala, Sawako decide não ir mais à escola.



Apesar de retratar todo o sofrimento que Sawako sofreu, Keiko também deixa claro que o apoio dos pais é mais do que imprescindível para a recuperação dos jovens que sofrem ijimi e, sobretudo, para ajudar na sua saúde mental. Sawako tem vários pesadelos revivendo dramas que sofreu com as colegas e com coisas ainda piores. Vamos percebendo ao longo da história, toda a trajetória e como a vida e a saúde de quem sofre bullying é afetada. No entanto, Sawako ainda consegue vislumbrar uma luz no fim do túnel. Mas será mesmo que essa luz existe?

Eu não conhecia esse mangá, a priori, pois ele não é um shoujo escolar comum. Quando soube que a JBC iria lançá-lo, resolvi pesquisar sobre a história e fiquei sabendo mais ou menos sobre o que se tratava a narrativa. Se você tiver estômago forte, recomendo muito a leitura. Mas por que eu digo estômago forte? Bem... se você já sofreu bullying de algum tipo na escola e ainda se sente traumatizado por isso, a leitura pode fazer com você se sinta ainda pior. Mas pode ser que sirva de inspiração, como uma lição de vida. Eu recomendo que todos leiam essa história, pois é necessário que as pessoas vejam o que o bullying pode fazer com a vida de uma pessoa. Essa é uma história lição de vida. Dói ver o sofrimento da Sawako, mas é algo que eu vejo como necessário. Até a próxima, chibis do meu coração. Kissu...



Mangá em português - sem links
Licenciado pela JBC

2 comentários:

  1. Wow um mangá abordando um tema pesado desses O.O ja deu vontade de ler. Vou adiciona lo a minha lista.
    Aquela faixinha escrita spoiler que da uma tentação ver, ao mesmo tempo que eu quero não quero :P
    E não você não é a única, somos dois com depressão pós-mangá, principalmente drama, deixa um vazio sei lá, as vezes até penso se enquanto não estiver olhando se os personagem não vão ter algum problema, acho que o anormal sou eu kkk ( '^^).

    ResponderExcluir
  2. Que bom que não sou a única. Eu fico mal a cada final de mangá q leio... Depressão pós-mangá mesmo - risos. Sim sim... qdo vejo histórias diferentes ou com temas tabu, adooooooooro! Sempre tento ler, porque mais do mesmo sempre é mais fácil de encontrar, e não to menosprezando, porque tb gosto de histórias clichezentas kkkkkkkk.... espero q vc leia Vitamin, acredito q vc vai gostar muito.

    Abraços...

    ResponderExcluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design