quinta-feira, 16 de junho de 2016

Enciclopédia Animangá - Yonkoma

Yoooooooooo, minna.... olha eu aqui de novo... andei sumida, é verdade, estava estudando para minhas provas e, infelizmente, terei que estudar mais ainda para as provas finais (eu não contava com isso, mas fazer o quê). Enquanto assisto ao jogo de vôlei masculino do Brasil contra o Irã, escrevo essa postagem para vocês. 

Hoje resolvi falar de um tipo muito comum de mangá publicado no Japão. Certamente, não estamos tão habituados a ler esse tipo de formato por aqui, com exceção de K-ON!, não conheço nenhum outro título que tenha sido licenciado sob esse formato.


Yonkoma (4 コマ漫画) pode ser, literalmente, traduzido como mangá de quatro células. Ou seja, é o mangá em forma de tirinhas compostas por quatro quadrinhos ou painéis um abaixo do outro. O primeiro mangá no estilo yonkoma foi publicado em 1902, por Rakuten Kitazawa, e era intitulado Jiji mangá.

Apesar de ser uma estrutura simples, a maioria dos yonkomas seguem uma estrutura conhecida como Kishōtenketsu. O Kishōtenketsu é uma mistura formada pelas seguintes características chinesas: Ki (é o primeiro quadrinho e é ele que traz a base da história e compõe o cenário); Shou (o segundo quadro traz a continuação da história apresentada no Ki); Ten (é onde deve conter o clímax da história, ou seja, a reviravolta, o acontecimento inusitado); Ketsu (a conclusão da história).


O yonkoma trata de diversos assuntos de maneira leve e cômica, mas isso não impede que um conteúdo mais sério seja abordado. É comum encontrar yonkomas em jornais japoneses, assim como temos as charges e as tirinhas nos jornais brasileiros. Alguns mangás que seguem esse estilo são K-ON!, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Gokicha, Yandere Kanojo, Lucky Star, Acchi Kocchi, Kill me Baby, dentre outros. Se você curte histórias curtas e bem humoradas, certamente, se divertirá bastante lendo yonkomas.

Espero que tenham gostado da postagem. Se quiserem saber mais sobre algum tema pertencente à cultura asiática, deixa nos comentários... que eu pesquiso e posto aqui para todo mundo. No mais é isso, meus amores... vou indo nessa, continuar a assistir ao jogo do Brasil e terminar de ver o filme Yes or No 2.5. Sim... vai ter postagem de novo hoje ainda... ao menos, assim espero... Kissu...

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design