A Lenda de Korra é uma séria baseada na continuação de Avatar - A Lenda de Aang. Entretanto, apesar de ser uma continuação de A Lenda de Aang, A Lenda de Korra se passa muitos anos depois da morte de Aang. Korra é a nova Avatar e cabe a ela enfrentar novos desafios a fim de manter a paz no mundo. [Pode conter spoiler]
Título: The Legend of Korra/ Avatar - A Lenda de Korra
Autor/ Roteiro: Michael Dante DiMartino; Bryan Konietzko
Gênero: Aventura, Fantasia
Publicação: Animação - 52 episódios (2010)
Avatar - A Lenda de Korra (2010) |
Uma das principais razões para se assistir A Lenda de Korra é que ela é uma heroína e tanto. Além de de ser a Avatar, ela é uma personagem que quebra diversos padrões e estereótipos. Korra é descendente da tribo da água, por isso ela é apresentada como uma personagem feminina não-branca, de cabelo curto cujo corpo é bastante musculoso para padrões femininos de desenhos animados. Mas isso é o que faz Korra uma personagem única e de peso. Além de ser uma personagem que vai contra todos os estereótipos, ela ainda quebra mais um paradigma, ela é bissexual.
Mas peraí, Avatar não é uma série animada para um público infantil? Exatamente. No entanto, é importante salientar que essa descoberta sexual de Korra foi sutilmente trabalhada ao longo da série e a confirmação disso só ocorre no final da última temporada. Além disso, crianças não são preconceituosas por natureza, o preconceito é construído, logo, o fato de Korra ser bissexual não espantaria as crianças, os julgamentos preconceituosos são frutos dos adultos que transmitem esses pensamentos para os pequenos desde cedo.
Mas A Lenda de Korra não foca apenas na bissexualidade da personagem principal, vale salientar que a série Avatar como um todo é tida como um desenho subversivo, digamos assim. Desde A Lenda de Aang são tratados temas sérios. Mesmo que seja um desenho, sobretudo, voltado para o público infantil, temas como igualdade, justiça e tolerância já foram trabalhados na primeira parte da série. Em Korra não seria diferente, entretanto, os temas abordados são menos abstratos, se assim podemos dizer, com relação aos tratados em A Lenda de Aang.
Além da bissexualidade de Korra, temas como genocídio, abuso infantil, morte de entes queridos e estresse pós-traumático são frequentes nessa segunda parte da série. Korra enfrenta momentos difíceis e de grande dificuldade depois de enfrentar um terrível vilão. Mesmo sendo a Avatar, Korra tem que superar seus traumas para poder manter a paz e salvar a vida de seus amigos e entes queridos. Em A Lenda de Korra podemos ver a vulnerabilidade do ser humano diante de determinadas situações e podemos acompanhar as reviravoltas da história a partir das escolhas de cada personagem.
Por trazer assuntos sérios trabalhados de forma sutil e contundente é que considero Korra uma das melhores séries animadas que já assisti na vida. Embora os relacionamentos de Korra com personagens masculinos sejam escancarados e mesmo que ela seja marcadamente apontada como forte e musculosa, vemos uma Korra fragilizada e amedrontada depois de sofrer um grande trauma e vemos toda a sua desenvoltura para dar a volta por cima. Além disso, é muito bonito quando ela finalmente assume estar apaixonada por uma mulher, mesmo que isso só apareça nas entrelinhas. Dito isso, vemos que Korra é um desenho totalmente diferente do modelinho que estamos acostumados a assistir. Uma história incrível, com conteúdo próprio e super atual. Recomendo muito. Vale a pena conferir!! Até a próxima...