sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Enciclopédia Animangá - Gênero Gekiga

Konbanwaaaaaaaaaaaaa, Minnaaaaaa..... eu sei que prometi falar sobre Red Garden, mas ainda não terminei de ver o anime e as minhas férias não chegam nunca, porque ando sem tempo para nada, aliás, ando cansada de nunca ter tempo para nada, mas adiante...

Hoje, na Enciclopédia Animangá, eu irei falar um pouco sobre o estilo Gekiga.


Imagem ilustrativa indicando a diferença entre o traço do mangá e do gekiga.


Gekiga

O estilo Gekiga (劇画), que significa literalmente figuras dramáticas, surgiu em meados da década de 1950 com as publicações dos mangás de Yoshihiro Tatsumi e não demorou para que, mais tarde, outros mangakás aderissem ao novo estilo.

O gekiga, inicialmente, surgiu como uma forma madura do mangá, mas que não era mangá, pois Yoshihiro acreditava que essa postura mais séria do traço dos desenhos não poderia ser equiparado aos "desenhos irresponsáveis" dos mangás. Algo bastante semelhante ao que Will Eisner havia criado com o uso do termo Graphic Novel para diferenciar o seu trabalho da arte sequencial dos quadrinhos.

Yoshihiro encontrou espaço para sua obra em bibliotecas públicas de Osaka, que incentivavam a produção de trabalhos experimentais e ofensivos, sobretudo, contra a onda infanto-juvenil desencadeada por Osamu Tezuka.

Com um traço mais pesado, é um estilo que traz temas como vingança, tramas psicológicas, busca por justiça (à la histórias de faroeste hahahahaaha), guerras, flashbacks, máfia, dentre outros temas. Entretanto, apesar do estilo gekiga ter surgido como um tipo de não mangá, mas como um trabalho maduro e adulto, ele ainda é extremamente confundido com os seinens.

Confira abaixo, alguns mangás e animes ao estilo gekiga:


  • Mangá - Crying Freeman. Roteiro: Kazuo Koike/ Ilustração: Ryoichi Ikegami.



  • Anime - Samurai Champloo







  • Mangá - Sanctuary. Roteiro: Sho Fumimura/ Ilustração: Ryoichi Ikegami




  • Mangá - Vagabond. Mangaká: Takehiko Inoue



0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design