domingo, 23 de fevereiro de 2014

L♥DK (Mangá)

Comecei a ler L♥DK ontem e por acaso. Mas assim que comecei a ler não consegui mais parar, tipo, passei quase a madrugada inteira acordada só lendo!! Estou super ansiosa para que saia a tradução dos demais capítulos, estou super curiosa pra saber o que vai acontecer...

Título: 鄰居同居/ L♥DK/ Rinkyo Dōkyo/ Love Cohabitation
Mangaká: Watanabe Ayu
Gênero: Comédia, Drama, Romance, School Life, Shoujo
Outros Títulos: Otomegokoro (2008); Kimi ga Suki (2006)
Publicação:
Mangá - 24 volumes (2009)
Live-Action - J-Movie (2014)

L♥DK, da mangaká Watanabe Ayu (2009-2017)

Sinopse: Aoi Nichimori é uma colegial que mora sozinha. Sua vida sempre foi pacata, até conhecer Shuusei Kugayama. Kugayama é o "príncipe" da escola, todas as garotas morrem de amores por ele, mas ele rejeita todas, inclusive a melhor amiga da Aoi, Moe Shibuya, e tudo começa quando Aoi vai tirar satisfações com ele. Depois desse incidente, Aoi declara seu ódio mortal por Kugayama. Mas como a vida gosta de dar voltas, Aoi descobre que o novo vizinho que se mudara para o apartamento do lado era nada mais nada menos que Kugayama. E dessa proximidade inesperada, Aoi e Kugayama se tornarão grandes amigos e muitos sentimentos novos e repentinos irão mudar os rumos dessa história.



Resumindo, estou amando esse mangá, mas preciso fazer algumas ressalvas primeiro. Não gostei muito da Aoi, mas à medida que fui lendo, a má impressão foi diminuindo, mas mesmo assim, ela é um pouco irritante, digamos que ela seja muito ingênua e facilmente manipulável. Kugayama, Soujuu (irmão mais velho de Kugayama) e Sanjou usam e abusam da inocência dela. O único que não "abusa" de sua inocência é o Kouhai, mas ele sempre some da história sem explicação nenhuma. Ele surge no finalzinho do volume 1 e já no início do volume 2 desaparece.

Outra coisa que também me incomodou foi o fato da Aoi ficar se reprimindo o tempo todo. Ela tem desejos e vontades que ela sempre reprime, isso é muito chato, às vezes. Tudo bem que é shoujo e tals, mas esse tipo de clichê é meio ultrapassado e chato. A menina vive em cima do muro, quer mas não quer. Além disso, ela sempre deixa as circunstâncias se transformarem em problemas piores simplesmente porque ela não toma nenhuma atitude quando deveria agir.




Uma personagem que amei foi a Eru, irmã mais velha do Kugayama, ela é super bonita e bastante observadora, e olha só, ela torce para que Aoi e o irmão fiquem juntos, mesmo sabendo que a sua priminha Momo, de quem ela tanto gosta é loucamente apaixonada pelo Shuusei. Mas vamos e convenhamos, né? A Momo é muito cruel, as maldadezinhas que ela faz com a Aoi, bem que ela merecia umas boas palmadas.

A partir daqui, os comentários estão cheios de spoiler, então é por sua conta e risco continuar a leitura!!




Quando Shuusei vai morar no mesmo prédio que Aoi, ele sequer imagina que irá encontrá-la lá. Mas devido a alguns acontecimentos, ele acaba indo morar na casa dela e essa estadia aumenta os laços entre eles. Mas Aoi morre de medo de contar à Moe a verdade, já que sua amiga ainda é apaixonada por ele. Imagina a confusão para tentar esconder da escola e da melhor amiga que ela está morando com o cara mais cobiçado da escola? O que irrita é que ele não está nem aí se forem descobertos e faz tudo da forma que quer. Sem pensar nas consequências. E é sem pensar nas consequências, que Shuusei faz Aoi ficar mais do que nervosa em todas as situações em que ele aparece atrás dela na escola pedindo o seu bentou.

Apesar de Aoi saber se defender de vez em quando, ela é muito, mas muito ingênua e crédula e eu tive muito ódio quando (spoilerpara ler, selecione o texto) o Soujuu Kugayama a engana e ainda por cima rouba o primeiro beijo dela. Esse episódio me deixou com muita raiva, porque mesmo depois de socá-lo, ela desiste e ainda acredita que aquilo que ele está fazendo é para o bem de Shuusei. E outra coisa também que eu odiei, foi o fato de que todo cara consegue pegar nos seios da Aoi com muita facilidade... (fim do spoiler).




Mas fazendo um balanço geral, L♥DK é um ótimo shoujo, tem aquele toque de comédia e drama que todo e bom shoujo tem que ter e, de certa forma, mostra como o relacionamento de Aoi e Kugayama vai evoluindo com o tempo e, também, é interessante mostrar os desejos que a Aoi sente por Shuusei, que mesmo se reprimindo em relação a eles, fica evidente que Aoi não é apenas uma garota que só sente desejo porque o cara sente também, ela deseja o cara. E eu acho legal mostrar isso nas personagens, mostrar que elas não são objetos sem vontades ou desejos. E no mais é isso, super recomendo e para aqueles que ainda tiveram um pouco indecisos em começar a leitura, indico a leitura dessa minha outra postagem falando um pouco mais sobre esse mangá: Considerações #1 - L♥DK. Até a próxima... Kissu.


Mangá em português:
Scan: Redisu
Ler online: Union Mangás

J-Movie legendado em português:
Fansub: Fighting Fansub
Ver online: Dopeka

Entenda porque os links foram removidos

7 comentários:

  1. Estou lendo agora... Eu amei a sua resenha.. Foi bem objetiva.. Se eu não tivesse lendo, acho que eu iria ler com a sua resenha.

    Sobre a Aoi ser muito ingênua me irritou também.. Só acho engraçado ele pegar no seio dela, porque é uma das partes cômica do mangá. Sobre o beijo lá, eu também me irritei e não entendi a lógica do irmão dele.

    Já assistiu o live action?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suellen... que bom que você gostou da resenha... Eu gosto de L-DK, sabe, mas algumas coisas me incomodaram um pouco, mas nos volumes mais pra frente, muitas coisas acontecem e te indico essa postagem pra vc ler e ter uma visão mais ampla dos fatos...

      http://animangahouse.blogspot.com.br/2014/05/consideracoes-sobre-o-manga-ldk.html

      Bjs e brigada por comentar <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Marcella, infelizmente, L-DK ainda não está completo no Japão. Acho q qdo um mangá faz mto sucesso, a editora fica pressionando a autora pra continuar fazendo. Infelizmente, temos q esperar mais um pouquinho pra saber como termina essa história =(

      Excluir
  3. Gostei muito de sua resenha :) Sabe me dizer porque o autor demora tanto para publicar os capítulos? Esse ano já saiu algum novo, pois não consegui encontrar nenhum depois do volume 12. Será que está em hiato? Tks

    ResponderExcluir
  4. OI, Thiago, o Redisu não entrou em hiato. O mangá ainda está sendo traduzido. No site do Redisu vc pode encontrar o cap. 54, do volume 14 para download: http://www.redisu.net/p/blog-page_87.html e para ler online, é só procurar na lista do Union Mangás ou copiar e colar esse link no seu navegador: http://unionmangas.net/manga/l-dk-pt-br. E obrigada por comentar... ;*

    ResponderExcluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design