terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Scans que fecharam e onde encontrar seus projetos (Brasileiras/Portuguesas)

Essa postagem é a terceira sobre as scans brasileiras e portuguesas que sempre se dedicaram a traduzir mangás para nós. Algumas, infelizmente, fecharam e excluíram seus sites. Outras distribuíram seus projetos para outras scans e outras simplesmente excluíram tudo. Sei que para muita gente, parece revoltante isso, mas traduzir mangás não é algo simples, leva tempo, exige dedicação e muitas vezes, os ditos "fãs", não falo da maioria, mas muitos não sabem valorizar isso, e claro, atitudes como essas, desmotivam. Dessa forma, eis algumas das scans que fecharam e onde podemos encontrar seus projetos (ou não). Tudo aparecerá em ordem alfabética... se alguém conhecer mais alguma outra scan, onegai, poste nos comentários para que eu possa ir atualizando essa postagem para mais e mais pessoas.



  • Aizu Brasil: Surgiu em 2002 e encerrou as atividades em 2006. Essa scan traduzia apenas o mangá I''s (também conhecido como Aizu), do Katsura Masakazu. Os links para download estão disponíveis no Hwey (atualmente inativo).

  • Anime Kawaii: Essa scan traduzia exclusivamente shoujo e josei. Surgiu em junho de 2005 e fechou em julho de 2009. Todos os projetos encontram-se disponíveis no site da Hwey (atualmente inativo).

  • Datenshi Scanlator: Possível extensão do Tomodachi Scan. Encerrou suas atividades em 2014. A scan ainda disponibiliza seus projetos no site, mas os projetos que ainda estavam em andamento não serão mais finalizados. A scan era especializada em shoujo, josei, shounen e shounen-ai.

  • GodHand Scanlator: Scan especializada em shounen e seinen. Encerrou as suas atividades há algum tempo, mas seus projetos ainda podem ser encontrados para download na conta da scan no mega e na page que eles têm no facebook, você encontra a senha para usar na hora de deszipar o arquivo.

  • GYN Scans: Scan criada em agosto de 2012 com o intuito de traduzir mangás poucos conhecidos para o português. Entretanto, em meados de março de 2014, a scan anunciou, em sua page no facebook, o encerramento da scan e a fusão do grupo ao Anarchy Scans. Os projetos do GYN Scans podem ser encontrados tanto no site da própria scan, como no site do Anarchy Scans. Não é necessário ter cadastro.

  • Hwey: Scan que hospedava diversos projetos de várias scans que tinham fechado. O Hwey não só upava os mangás de outras scans, como também fazia traduções de algumas obras de diversos gêneros. Infelizmente, a scan fechou em 2018 não sendo possível acessar nenhum dos projetos traduzidos/hospedados no site dela.

  • Jikai: Scan focada sobretudo em mangás shounen. Surgiu em meados de 2005, mas fechou em 2010. Os arquivos para download encontram-se disponíveis no Hwey (atualmente inativo). Alguns projetos podem ter sido traduzidos por outra scan. O site era atualizado praticamente por dois membros, talvez por essa razão, a scan não teve condições de continuar.

  • K2r Studio: Essa scan surgiu em 2003 e se manteve ativa até 2011, quando fechou. Traduzia mangás shounen e seinen e mangás com estilo gekiga. Por causa das várias mudanças de staff e de administradores, muito material foi perdido. Os que ainda foram recuperados encontram-se para download no site do Hwey (atualmente inativo). 

  • Kouhaku: Scan focada no estilo shoujo. Inicialmente, surgiu com o nome de Anime Love, no natal de 2006, mas o nome logo foi alterado para Kouhaku. A scan encerrou as traduções em  novembro de 2009. Alguns projetos foram continuados pelo Hwey (atualmente inativo) e os demais projetos estão disponíveis nesse mesmo site.

  • Kuroi Scanlator: O Kuroi Scanlator surgiu em 2007 e encerrou as atividades em junho de 2009. Os gêneros dos mangás traduzidos eram bem variados. Após o encerramento da scan, a staff remanescente se fundiu ao Uchiha Scanlator, assim como mais duas outras scans. Alguns dos projetos podem ser encontrados no site da Hwey (atualmente inativo) para download e na íntegra no site do Uchiha Scanlator.

  • Lady Otomen: Scan voltada para a tradução de mangás de vários gêneros. A scan não traduz mais mangás e mudou de link, aliás, mudou de tudo. Atualmente, o novo grupo do LO só traduz manhwa e light novels. Entretanto, os antigos projetos do LO podem ser encontrados no Mundo Otaku Scans (MOS) ou no Lady Otomen Project (LOP).

  • Manga Dream: Grupo voltado para mangás shoujo e josei. Foi criado em julho de 2004 e perdurou até julho de 2010. Os projetos ainda se encontram disponíveis no próprio site da scan e também estão disponíveis no site do Hwey (atualmente inativo).

  • Manga Studio: Essa scan foi uma das mais antigas na tradução de mangás shounen. Ela surgiu em setembro de 2004 e ficou ativa até janeiro de 2008. Por causa dos contratempos, poucos projetos completos foram recuperados. Capítulos avulsos e projetos completos estão disponíveis para download no site do Hwey (atualmente inativo) ou no site do Uchiha Scanlator com a qual o Manga Studio se fundiu.

  • Origami Scans: Scan focada, sobretudo, em mangás shounen. Encerrou suas atividades em 2012. Mas seus projetos ainda podem ser encontrados para download no próprio site da scan.

  • Projeto Hana Kimi: Grupo voltado para a tradução do mangá Hana Kimi, da Nakajo Hisaya. O grupo surgiu em março de 2004 e durou até o final de 2008. No entanto, o grupo não terminou a tradução dos 23 volumes, a partir do volume 17 a tradução foi continuada pelo Manga Dream e, posteriormente, continuada pelo Otaku no Yume. Os downloads dos 18 primeiros volumes encontram-se disponíveis para download no site do Hwey (atualmente inativo).

  • Pururin: Traduzia, na sua maioria, mangás shoujo e josei. Além deles, também se podia encontrar mangás shounen e seinen. Alguns projetos, como Kamisama Hajmemashita podem ser encontrados no Toyume e no MOW, além deles, Love so Life também está sendo traduzido pelo Toyume. A scan hoje é um site de notícias e seus projetos estão disponíveis no antigo site da scan. Clique aqui para acessar.

  • Quadradin Scans: Scan especializada em traduzir mangás shounen e seinen. A scan anunciou o fechamento em 2012, mas estava ativa desde abril de 2009. Os projetos ainda se encontram no site da scan e podem ser baixados sem necessidade de ter cadastro.

  • Seins: O Seins era uma scan voltada para tradução de shounen e shoujo. O grupo surgiu em abril de 2008 e permaneceu ativa até janeiro de 2011. Os downloads dos projetos podem ser encontrados para download no site do Hwey (atualmente inativo).

  • Shakugan Scanlator: Esse grupo permaneceu ativo de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008. O grupo era focado na tradução de dois mangás Air, de Katsura Yukimaru, e Fate Stay Night. Ambos se encontram para download no site do Hwey (atualmente inativo), mas estão incompletos. Os mesmos ainda podem ser encontrados também no site da própria scan ou no site do Uchiha Scanlator, scan com a qual a Shakugan se fundiu.

  • Shin Sekai Scans: A scan era voltada para a tradução de mangás, sobretudo, shounen e seinen. Seus projetos ainda podem ser encontrados no site da própria scan. Não é necessário ter cadastro e a scan encerrou suas atividades depois de 4 anos traduzindo mangás.

  • Si~lénsce!: Grupo voltado para tradução de mangás shounen e seinen. Costumavam lançar novos capítulos uma semana depois da publicação dos mesmos no Japão. O grupo surgiu em agosto de 2004 e permaneceu ativo até o final de 2008. Os downloads eram disponibilizados pela própria scan numa conta no 4shared, mas o link foi removido. Todos os projetos estão disponíveis no Hwey (atualmente inativo) para download.

  • Tomodachi Scan: Scan administrada por um único membro. Encerrou suas atividades e dividiu seus projetos para duas outras scans: Datenshi Scanlator e White Scans. A Datenshi foi mais uma extensão da Tomodachi, sendo administrada pela mesma pessoa. No entanto, apesar de alguns projetos ainda serem atualizados, os projetos exportados para o Datenshi não serão mais finalizados.

  • Tsumi: Scan voltada para a tradução de shoujo e josei. Inicialmente, surgiu em janeiro de 2005 traduzindo o mangá Alichino, da Shurei Kouyu. Mas com a adesão de mais membros, mais mangás foram traduzidos e o grupo passou a se chamar Tsumi. O grupo esteve ativo até fevereiro de 2013, quando encerrou suas atividades. O site foi excluído, mas alguns projetos estão disponíveis no Hwey (atualmente inativo) e outros foram continuados pelo Hwey e pelo Toshi wa Yume.

  • Yaoi Home: Como o nome já sugere, o Yaoi Home era um fórum especializado na tradução de yaoi e lemon. Infelizmente, o fórum encerrou suas atividades e disponibilizou seus projetos para o Yaoi Toshokan (atualmente inativo). Assim como o Yaoi Home fechou suas portas, o YPBR também fechou, mas seus projetos podem ser encontrados no Toshokan.

  • Yaoi Toshokan: Scan voltada para a tradução de mangás yaoi e lemon. Era uma das maiores scans de conteúdo yaoi, que além de traduzir, hospedava diversos projetos de scans que fecharam, como Eros Fansub, Yaoi Home, etc. Atualmente, a scan possui outro link de acesso, onde é possível encontrar seus possível encontrar seus projetos apenas para leitura online.

[Atualizado em 08 de agosto de 2018].

24 comentários:

  1. As Scans Kuroi, Mangastudio e Shakugan se fundiram ao Uchiha Scanlator. Foram para o uchiha a staff remanescente, bem como seus projetos. Uchiha Scanlator foi fundado oficialmente em 2003 e permanece ativo até hoje (2017).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, Luiza por comentar.... assim que der, estarei atualizando essa informação. ;)

      Excluir
    2. Além disso, muitas das scans q encerravam tinham seus projetos reupados no site da Hwey. Então, várias scans antigonas vc encontrava os projetos lá. Na época em q escrevi essa postagem, eu encontrei todos os projetos na Hwey, por isso citei a Hwey no "onde encontrar seus projetos". Entretanto, tb não tive como confirmar se os projetos dessas scans q vc mencionou não estão mais na Hwey para q eu possa retificar corretamente a postagem, pq o site da Hwey está fora do ar. Não sei se foram excluídos, se o domínio do site venceu, se está em manutenção, enfim, eu não sei e já me sinto triste por isso estar acontecendo.

      Excluir
  2. Participei do Aizu Brasil e do K2r Studio. Quanto tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal... tenho certeza que você fez muita gente feliz <3

      Excluir
  3. Oi, caí aqui procurando alguma informação sobre o Hwey, o site tá fora do ar, tu sabe o que aconteceu?
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi isso hoje, o que aconteceu ?

      O Hwey não vai mais voltar ?

      Excluir
    2. Luiz, isso é uma coisa q eu tb queria saber.... já faz um bom tempo que o site deles tá fora do ar ou então redireciona pra outro site. Acredito que eles não existam mais =(

      Excluir
    3. Olá, The Fool, infelizmente, acredito que o Hwey encerrou suas atividades. Pensei q era algo temporário, mas pelo visto não....

      Excluir
  4. Fico muito triste em ver as scans fechando, mas temos que entender o lado deles. Mas obrigada por avisar aonde estão os projetos 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã, eu que agradeço o seu comentário.

      Também fico muito triste em ver tantas scans fechando. Algumas você ainda pode encontrar os projetos hospedados em outra scan ou em algum link por aí, mas outras infelizmente não. É uma pena mesmo.

      Excluir
  5. Alguem por precaução baixou todos os mangas que estavam hospedados no hwey? Daria pra upar pra algum hd virtual e divulgar o link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria muito que alguém tivesse feito isso. Eu só tenho alguns projetos e muito poucos por sinal... =(

      Excluir
  6. Os mangás antigos de Rozen maiden estão no scanlator que deu prosseguimento ao projeto (esqueci o nome agora) mas os outros como Emma, Hokuto no Ken, etc, não sei dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Hwey tinha muitos projetos, se outra scan não continuar, vamos ficar sem ler, além disso, os que já foram concluídos vão ser um pouquinho difíceis de achar por falta de link, pq se não era um mangá muito badalado, vc só encontraria lá no Hwey. Uma grande pena a scan ter encerrado.

      Excluir
  7. Ok, acho que então dá pra levantar quais mangás estavam no Hwey e daí partir caçar onde eles podem estar. Se for o caso, baixar de novo, colocar tudo num HD virtual como o Mediafire e dai compartilhar.
    Aqui: https://web.archive.org/web/*/www.hwey.org Tem o web archive do Hwey, só olhar lá quais títulos estavam hospedados e depois organizar uma lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante isso que você mandou, mas como faz para ver os títulos e montar uma lista? Eu não veria problemas em montar essa lista com os títulos hospedados no Hwey, mas não faço a menor ideia de como faz para ver os nomes dos mangás por esse link que você mandou.

      Excluir
  8. Oi, desculpa o delay pra responder!
    Pelo site da Wayback machine dá pra ver como as páginas eram em cada data até ficar fora do ar. Por exemplo, entro nesse link postado e no calendário escolho um ano e depois um mês, por exemplo, 2013. Onde tiver data em negrito é onde dá pra visualizar. Dessa maneira...
    https://web.archive.org/web/20130419103137/http://www.hwey.org:80/Site/

    ResponderExcluir
  9. Desse link postado já dá pra ver como o site era, daí era só o caso de ir nas páginas de cada fansub e ir dando copy-paste nos textos. Dai com o conteúdo feito, taca numa página do Google Docs ou algum outro site do tipo, pega o link e compartilha.
    Por exemplo: https://docs.google.com/document/d/1fIq7cFaOgw6NuMvIHn0zrPk_RKWIVHFmzJcUKvmAKlw/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  10. Esse link aí do Google Docs eu fiz a partir de um .txt que tem no meu pc, mas me atrapalhei essa semana e deixei parado.

    ResponderExcluir
  11. tenho um programa fez possivel baixar os capitulos do mangahost pelo cmd(prompt de comando). consigo baixar todos mangas, recomendo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruno, tinha o MangaPT, mas acho q não tem mais. Já faz um tempo que eu não encontro mais o site deles.

    ResponderExcluir
  13. Triste que a Si~lénsce! acabou, podiam voltar :(

    ResponderExcluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design