domingo, 20 de maio de 2018

Nodame Cantabile (Mangá/Anime)

Fazia muito tempo que eu não parava para ler algum mangá ou ver algum anime. Então, ontem, eu comecei a reler Nodame. Senti uma nostalgia tão grande... nossa! Fazia muito tempo mesmo que eu não tinha tempo para ler mangás... Espero conseguir manter a leitura em dia e concluir as histórias pendentes para poder vir aqui recomendar pra vocês... Não sei vocês, mas senti muitas saudades de postar aqui no blog... Então, sem mais delongas, vamos lá...

Título: のだめカンタービレ/ Nodame Cantabile
Mangaká: Ninomiya Tomoko
Gênero: Comédia, Drama, Josei, Musical, Romance, Slice of Life
Publicação:
Mangá - 25 volumes (2001-2010)
Anime - 1ª Temp.: 23 episódios (2007)/ 2ª Temp.: 11 episódios (2008)/ 3ª Temp.: 11 episódios (2010)
OVA - 2 episódios (2008 e 2009)
J-Drama - 11 episódios (2006)
K-Drama - 16 episódios (2014) 

Nodame Cantabile, da mangaká Ninomiya Tomoko (2001-2010).

Sinopse: Aluno de uma das melhores academias de música do Japão, a arrogância de Shinichi Chiaki só é rivalizada pelo seu talento. Chiaki, filho de um famoso pianista, deixa de seguir o seu sonho de ser maestro como seu mentor Sebastiano Viera, por problemas do passado, e resolve ser pianista, mas depois de uma briga com seu orientador, ele é relegado à classe dos problemáticos. Em meio a tudo isso, ele tem sua vida mudada pelo encontro com Noda Megumi, uma talentosa e desleixada pianista, que vive no apartamento ao lado. Essa estranha garota, que prefere ser chamada de 'Nodame' não sabe cozinhar, limpar e nem mesmo ler uma partitura musical, mas ela pode tocar piano com um incomparável estilo Cantabile! [Retirado da descrição do Fansub].




Antes de começar a falar sobre a história, vou falar um pouco do sucesso que Nodame Cantabile faz até hoje. O mangá da Ninomiya Tomoko, já na publicação do 3º volume, ganhou o Prêmio Kodansha de Melhor Mangá do ano. O mangá foi publicado durante 9 anos e ainda não foi licenciado no Brasil. Por ser um mangá longo e demográfico josei, as editoras não topam traduzi-lo [uma pena, porque a história é maravilhosa e vale super a pena!]. Mas você pode encontrar a história em várias plataformas diferentes e em formatos distintos também. Nodame ganhou três temporadas em anime (2007, 2008 e 2010); dois OVAs (2008 e 2009); uma versão live-action japonesa com 11 episódios (2006); um remake coreano com 16 episódios, chamado Tomorrow's Cantabile (2014); alguns vários especiais e uma versão para videogame. Nodame continua rendendo muitos frutos para a sua autora, disso não podemos discordar.




Depois de apresentar a "febre" que é Nodame Cantabile, podemos falar dos personagens e da história em si. Vale salientar que o mangá já foi finalizado (2010), mas ainda está sendo traduzido pela scan Fanservice. Eles fazem um excelente trabalho e se você ainda não conhece, passa lá no site deles e dá uma força, comente e leia os outros projetos deles!! Sobre os animes, todos eles já estão disponíveis online e é possível encontrar a história completa na versão em animação. Eu assisti aos animes e eles são bastante fiéis ao mangá, embora haja alguma diferençazinha aqui e outra ali, a história mantém o que o mangá tenta passar, temos uma comédia romântica que fala de música clássica e de estudantes de música que tentam dar o seu melhor para conquistar o seu sonho. Nesse conjunto de personagens, somos apresentados a vários instrumentos musicais e a várias personalidades interessantes, a começar pela própria Nodame, que é uma figura - risos.




Já disse várias vezes que não gosto de personagens estúpidas, mas a Nodame é apenas ingênua e pura. E isso de alguma forma acaba sendo legal, porque combina com a personagem. Nodame toca piano de um modo único, mas ela não sabe ler partituras, o que acaba dificultando a sua aprendizagem. Entretanto, ela consegue reproduzir uma melodia só de escutar uma única vez. Ela certamente é um prodígio com alguns defeitos. A Nodame é super engraçada, doidinha do juízo, um pouco desligada com a faxina, mas com um amor imenso pelo Chiaki-kun. Embora ele seja um talentoso pianista e violinista, Chiaki é extremamente arrogante, mas toda essa sua arrogância vai desaparecendo à medida que ele convive com Nodame e os demais colegas da Orquestra S. Chiaki fica impressionado com a capacidade musical de Nodame, mas o jeito de ser da nossa heroína acaba fazendo com que esse talento todo demore pacas para ser admirado e apreciado pelas pessoas.




O interessante da história é mostrar que os talentos estão onde menos se espera. Mesmo que Chiaki seja talentoso e queira ser um futuro maestro, ele tem medo de avião e de navio, o que o obriga a ficar morando no Japão e a perder a oportunidade de estudar com o seu antigo instrutor, o Vieira-sensei. Mas isso muda quando o famoso regente alemão, Franz Von Stresemann, começa a ensinar na universidade de música em que Nodame e Chiaki estudam. Mas o que ninguém imagina é que por trás de um regente brilhante, existe um cara pervertido e presunçoso. É com a chegada de Stresemann que Chiaki tem que lidar com os seus colegas problemáticos. Sobretudo, quando Stresemann coloca Chiaki à frente da Orquestra S.




Sobre os demais personagens, nós tempos o perspicaz Mine Ryuutarou, que assim como Nodame, tem um modo bastante peculiar de interpretar as músicas que toca, entretanto, embora seja talentoso, Kyuutarou é extremamente teimoso e tenta mesclar rock e ópera numa coisa só, o que nem sempre dá muito certo. Okuyama Masumi é o tocador de tímpano. Ele é apaixonado por Chiaki desde a primeira vez que o viu e quando descobre que Nodame usa e abusa de Chiaki, Masumi declara guerra contra ela. No final todos acabam se dando bem, com alguns atritos, mas o que seria de uma amizade em que tudo só dá 100% bem? Vale salientar que vários outros personagens vão surgindo, afinal, Nodame é uma história bastante longa, com 150 capítulos no total mais um capítulo extra especial, publicado em 2016. E essa história me agrada justamente por isso, por ser dinâmica, por trazer personagens maravilhosos, que te fazem rir e chorar junto com eles. Eu amo Nodame Cantabile de modo muito particular. É uma história sobre música, sobre amadurecimento e sobre descobertas. Sou suspeita para falar, mas eu super recomendo essa história!! Espero que tenham gostado e até a próxima, meus amores...



Mangá em português:
Fanservice Scanlations - download - capítulo 48, volume 8.
Union Mangás - ler online

Mangá em espanhol:
Gyabo! Scans - descarga - completo
TuMangaOnline - leer online - completo

Anime legendado em português:
Anbient - download (completo)
Mansão dos Animes Fansub (MDAN) - download (completo)

J-Drama legendado em português:
DramaFans (sem link)
[Achei esse link no DailyMotion com alguns episódios do dorama]

K-Drama legendado em português:
Banzai Dramas Fansub - download (necessita cadastro) 
DramaFever - ver online (necessita cadastro)
Fighting Fansub - download (necessita cadastro) 
Meteor Dramas Fansub - download (necessita cadastro)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design