quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ergo Proxy (Anime)

Konbanwa, chibis!! Genki desu ka? Enquanto termino de assistir ao anime Red Garden, vou fazer uma postagem de um outro anime que assisti um dia desses... Acho que já deu para vocês perceberem que eu tenho um certo fascínio por animes e mangás pouco badalados, mas não é que eu queira posar de otaku nerd, é porque tenho gostos exóticos hahahahahaha.... e tipo, gomen ne, eu não gosto de Naruto, então, ao invés de assistir quase 500 episódios, prefiro ocupar meu tempo vendo animes mais interessantes... Ufa, pronto, desabafei... Mas vamos ao que nos interessa de fato!!

Título: エルゴプラクシー/ Erugo Purakushii/ Ergo Proxy
Direção/Roteiro: Murase Shukou / Satou Dai
Estúdio: Manglobe
Gênero: Cyberpunk, Mistério, Sci-fi, Suspense
Publicação: Anime - 23 episódios (2006)

Ergo Proxy, anime (2006)

Sinopse: Ergo Proxy se passa em uma cidade utópica e futurística pós-apocalíptica (universo distópico), chamada Romdo, onde humanos e robôs coexistem em paz e harmonia, graças ao “sistema”, que induz a sociedade a simplesmente descartar suas emoções e apenas consumir. Porém, um homicídio abala as estruturas da cidade, e Re-I Mayer, uma jovem e ambiciosa investigadora é chamada para resolver o mistério por trás do assassinato. Conforme ela se aprofunda na investigação, descobre um segredo que ameaça mudar Romdo para sempre.



Confesso que no início era meio difícil entender o anime. E tinham episódios em que eu achava que tinha entendido tudo e de repente, bah!, caía sem entender nada. Então, reassisti a alguns episódios e as coisas foram aclarando na minha mente e cheguei à conclusão de que Ergo Proxy entrou para a lista dos animes mais fodas que já vi!! \\oooo

Os robôs que coexistem com os humanos em Romdo são chamados de AutoReivs. Os que servem de companhia são chamados de companhia e os que desempenham tarefas são chamados de Estourages. Re-I Mayer tem um parceiro AutoReiv, Iggy, que ao longo da história também será infectado pelo vírus Cogito.

O vírus Cogito é o responsável por dar consciência aos AutoReivs, que tomados por essa nova consciência, sentem raiva, ódio, ira, sobretudo, sentimentos sombrios que os levam a cometer crimes, como o assassinato que abala a pacata existência das pessoas em Romdo.

Romdo é uma cidade protegida por um tipo de redoma de segurança que não permite nem a saída e nem a entrada de pessoas ou robôs. Já que para o governo de Romdo, as pessoas que não moram lá é porque são perigosas ou quiseram fugir, por isso foram banidas como castigo.


Embarcação usada por Vincent e Pino fora dos domínios de Romdo.

Mas vamos agora aos spoilers, então, já avisando ou relembrando... é por sua conta e risco selecionar os trechos mais comprometedores para ler...

Re-I encabeça a investigação de um crime. O assassinato cometido por um AutoReiv. Mesmo sendo neta do regente da cidade, Donov Mayer, ela desconhece os segredos por trás do governo dele. Por desconhecer a verdade, Re-I começará a se envolver numa trama maior e é afastada do caso. Nesse ínterim, ela se depara com Vincent Law, o único estrangeiro que mora em Romdo. E aquele ser enigmático coexistindo em Romdo juntamente com os acontecimentos estranhos motivados pelo vírus Cogito, levarão Re-I a desvendar os mistérios de Romdo e a tomar conhecimento da existência dos Proxys ou Ergo Proxys, os semi-deuses ou imortais tidos como a chave para a sobrevivência humana, além de outros mundos além da redoma da cidade. Mas o que Re-I não sabe é que se aventurar numa jornada fora de Romdo só anteciparia sobre ela o destino dos Proxys em sua vida, já que ela conhece o Ergo Proxy mais importante de todos os Proxys e ainda se apaixona por ele. A origem dos Proxys é contada no anime e a importância deles também. Porém, os Proxys não são deuses, apenas o Ergo Proxy que é. Por essa razão, ele é perseguido pelos outros Proxys, pois cada Proxy tem algum ressentimento ou mágoa em relação ao Ergo Proxy. Re-I ficará no meio desse fogo cruzado. Pois no seu passado, ela tem ligação com eles. **** fim do spoiler****



Uma das personagens mais intrigantes de Ergo Proxy é Pino. Pino é uma AutoReiv de companhia criança. Pino é contaminada pelo vírus Cogito, mas não manifesta os sintomas agressivos que os demais AutoReivs. Pino não oferece perigo a ninguém, ela age como uma criança humana, com emoções e sentimentos humanos. Mas ela é muito fofa!! Ora ela aparece usando sua fantasia de coelhinho que ela ama, ora, aparece usando macacão. Sua paixão é desenhar, porém, sua grande fixação é Vincent Law e ela nunca o deixa sozinho.

Mas uma coisa que me incomodou bastante é que não fica claro o porquê de apenas a Pino não manifestar os sintomas do vírus. Ela é algum tipo de AutoReiv evoluído? Nem isso aparece como suspeita. E eu fiquei esperando um tempão ao longo dos episódios por algo que explicasse esse caso particular. Iggy, o AutoReiv de Re-I Mayer é infectado, mas finge não estar. Entretanto, por sentir ciúmes de Re-I Mayer ele manifesta os sintomas. Mas também não há explicação para ele conseguir esconder isso. A suspeita que fica no ar é que alguns AutoReivs conseguiam resistir temporariamente ao vírus, mas aviso que isso é apenas dedução minha.

Uma curiosidade sobre Ergo Proxy é que a escolha da personagem Re-I foi inspirada em uma cantora de rock estadunidense... Olhando para a imagem, já deu para descobrir quem é a cantora em quem a Re-I é inspirada?



Sim, sim... não é coincidência, a Re-I foi criada para se parecer com a Amy Lee, do grupo Evanescence... Mais um motivo para os fãs da Amy assistirem ao anime. E mais uma razão para você também assistir a esse anime intrigante e de tirar o fôlego.

Vale apenas salientar que alguns episódios se passam como se fossem independentes ou como episódios bônus, já que eles não têm ligação com o enredo principal.

A seguir algumas imagens dos personagens e espero que vocês não deixem de assistir aos episódios. Super recomendo!!


Anime legendado em português:
Download: Anbient
Ver online: Animeq; Anitube; Crunchyroll

Entenda porque os links foram removidos

2 comentários:

  1. Ola... ,tudo bem ? gostei muito do seu blog , belo blog Convido você adar uma olhada em meu blog sobre arte de desenhar, animes cultura japonesa e caso goste,considere segui-lo. Sua presença e bem vinda uma excelente dia !Caso curta nossa página no Facebook e/ou siga nosso blog no Google + ou Twitter nos avise e assim retribuiremos com prazer.
    http://www.artenopapelonline.com.br/2015/05/seja-nosso-parceiro-de-arte-no-papel.html
    http://www.artenopapelonline.com.br/2015/06/gostaria-de-fazer-parte-da-nossa-equipe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... tudo bem sim e com vc?

      Vou dar uma olhada no seu blog sim, super me interesso por desenho, faz um tempinho que parei de desenhar, mas o amor continua o mesmo *---*

      Obrigada pelo feedback...

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design