quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Kareshi Kanojo no Jijou (Anime)

Comecei a ver o anime por indicação de um amigo meu quando eu estava tendo aulas de desenho com ele, ou seja, há muito tempo atrás (risos)... Simplesmente amei e esta resenha entra para o rol das postagens que mais protelei em escrever, visto que por fazer um bom tempo que assisti ao anime, eu posso não lembrar bem de algumas coisas e ainda por cima, KareKano, na minha opinião, é um dos melhores shoujos que já vi na vida! E meio que tenho um pouquinho de medo de não conseguir passar o que eu senti vendo os episódios.


Título: 彼氏彼女の事情/ Kareshi Kanojo no Jijou/ His & Her Circumstances/ Kare Kano - As Razões Dele, os Motivos Dela
Mangaká: Tsuda Masami
Gênero: Comédia, Drama, Psicológico, Romance, School Life, Shoujo, Slice of Life
Publicação:
Mangá - 21 volumes (1996-2005)/ Licenciado pela Panini Comics (2006)
Anime - 26 episódios (1998-1999)

Kareshi Kanojo no Jijou, da mangaká Tsuda Masami (1996-2005)

Sinopse: Miyazawa Yukino é uma das melhores alunas da sua escola. Ela se destaca em todas as matérias e esportes, porém do que ninguém suspeita é que Yukino finge ser o que não é. A sua máscara vai sendo desfeita quando ela conhece Arima Souichiro. No início, Yukino sente raiva de Arima, porque ele "rouba" seu 1º lugar da turma. Ferida em seu ego, Yukino tenta se aproximar dele para destruí-lo, mas ele acaba descobrindo quem é a verdadeira Yukino fora da escola. Apesar desse trunfo contra Yukino, Arima também usa uma máscara e é só com a ajuda de Yukino que ele poderá superar seus problemas pessoais.

Quando comecei a assistir ao anime, me apaixonei logo de cara. Não tem como não rir das várias facetas da Yukino e com a não-chantagem do Arima, que é péssimo em ser mau (risos). Além disso, na minha humilde opinião, KareKano é um dos melhores shoujos que já vi na vida. Obrigada, Haws (meu amigo), por ter me indicado esse anime.




A Yukino na escola é bem diferente da Yukino com a família. Em casa, ela se veste de forma "confortável" e pouco se importa com a sua aparência, é rabugenta e vive estudando, pois almeja sempre conquistar o primeiro lugar em tudo. Yukino tem duas irmãs mais novas e ambas são umas pimentinhas, sempre quando podem, ficam importunando a irmã mais velha.

Arima é naturalmente inteligente, diferente de Yukino, ele não precisa se esforçar tanto para tirar boas notas. No mais, é um bom garoto, mas no entanto, esconde de todos que seus pais não são seus pais verdadeiros, e sim seus tios. Além disso, ele se sente inferior e um peso para os seus tios, pois ele não consegue superar os maus tratos sofridos pelos seus pais biológicos quando criança.

Num dos acasos do destino, Arima vai à casa de Yukino. Esta sequer imagina que poderia ser ele, já que nesse dia estava sozinha em casa e julgou que alguém da família tinha esquecido alguma coisa. Mesmo descobrindo seu segredo mais terrível, Arima é um péssimo chantagista. Ele obriga Yukino a fazer todos os exercícios escolares, até que em um determinado momento, ela se cansa de tudo e decide desistir. Apesar de parecer chantagem, o que Arima queria mesmo era estar próximo de Yukino, pois ele estava apaixonado por ela.




Ao longo da história, o relacionamento dos dois flui tranquilamente... Ambos vão se conhecendo e se ajudando mutuamente. Mesmo com a chegada de Tsubasa Shibahime (amiga de infância de Arima), que apesar da aparência kawaii, passa a perseguir Miyazawa, que não tem coragem de dizer o que está acontecendo a Arima, com medo de ele não acreditar. E você meio que acha que ele realmente não vai acreditar, mas ele percebe que a Shibahime foi muito cruel com a Yukino e defende a namorada.

Shibahime não é a vilã da história, aliás, não existe um personagem que queira fazer mal aos protagonistas, cada personagem é retratado tendo sentimentos e atitudes que qualquer um de nós poderia ter. Shibahime é apaixonada por Arima, mas porque ele era sua paixão de infância. Além disso, muitas coisas acontecem ao longo do anime.


Tsubasa e Kazuma.

O mais legal de KareKano é que mesmo o foco principal sendo Arima e Yukino, outros personagens têm destaque, inclusive, outros casais vão se formando. No caso, o outro casal que mais gostei foi a Shibahime e o seu irmão Kazuma Shibahime... Mas calma, minna, não é o que vocês estão pensando... esse não é um caso de incesto... O pai de Tsubasa é casado com a mãe de Kazuma. No início, é um drama para Tsubasa aceitar a nova esposa do pai por não querer outra mulher ocupando o lugar de sua mãe, mas aos pouquinhos ela vai cedendo e se apaixona por Kazuma, que canta numa banda independente chamada Yin & Yang.

Outros dois personagens interessantes são Asaba Hideaki (ou simplesmente, Asapin) e Maho Isawa. O que ambos têm em comum é a inveja que os dois têm, respectivamente, por Arima e Yukino. Enquanto Asapin tenta acabar com o namoro de Arima, Maho tenta desmascarar Yukino. No final, eles acabam se tornando, por ironia do destino, os melhores amigos de nossos queridos protagonistas. Clichê ou não, a forma como eles vão ficando amigos acontece de forma bem gradual e depois de trocarem várias farpas.

O interessante de KareKano é que o drama dos demais personagens também é focado na trama. Eles não são meros personagens secundários, a história deles é bem desenvolvida no mangá e no anime. Entretanto, o anime, infelizmente, foi interrompido no episódio 23, sendo que os três últimos episódios foram criados para complementar a série, que não tem nenhuma previsão de continuação. Além disso, os três episódios finais não têm nada a ver com o enredo principal e eu chamaria-os até de "episódios OVAs"... A razão para o "cancelamento" do anime teria sido financeira. Uma grande pena, porque KareKano vale super a pena ser visto.



Essa cena é muito meiga >_<

A história do mangá mostra uma face mais adulta dos personagens... visto que ela apresenta os personagens alguns anos depois. Embora fique subentendido no anime que Arima e Yukino "avançam o sinal", ao longo dos episódios, o amadurecimento do relacionamento dos dois perde força e, a descoberta sexual dos dois é ofuscada na série. E depois passa como se nunca tivesse acontecido algo mais íntimo entre eles.

Apesar de eu ter ficado super triste com isso, afinal, é natural a descoberta e o interesse pelo sexo, principalmente, entre casais jovens e, subentenda-se, virgens, as cenas engraçadas meio que compensaram isso, mas a atração que os dois sentem um pelo outro é forte e a forma como é mostrada no anime chega a ser extremamente bonita, no entanto, o fato de terem suprimido isso depois, foi algo frustrante. Na minha opinião, perdeu a naturalidade da descoberta dos dois, pois o anime dá a ideia de que foi uma experiência boa, porém que não se repete mais. Abaixo, algumas das cenas engraçadas do anime:






No mangá, os personagens são apresentados também mais velhos. Percebe-se isso pelos traços, que os mostram com aparência não só mais velha, mas, sobretudo, madura. Não cheguei a ler todo o mangá, aliás, apenas os primeiros volumes, que de certa forma, o anime conseguiu ser bem fiel. Mas confesso, que é uma grande pena o anime ter sido interrompido sem uma conclusão definitiva. (A razão para o cancelamento pode ter sido financeira). Para saber o que de fato acontece com os personagens envolvidos, só lendo o mangá. No entanto, por ter sido licenciado pela Panini, o mangá deixou de ser traduzido pelos fansubs brasileiros, mas a história na íntegra se encontra disponível em espanhol no site do Submanga.

Espero que vocês possam acompanhar a história de Yukino, Arima e seus amigos, vale muito a pena!! KareKano não é um shoujo como a maioria, apesar de alguns clichês tão comuns... Além disso, os traços da Tsuda Masami são muito bonitos, embora no início pareçam estranhos, ao longo do mangá vão melhorando, se puderem deem uma conferida nos capítulos disponíveis para leitura online... você facilmente se acostuma com eles. No mais... só tenho a dizer uma coisa: mais do que recomendo: RECOMENDADÍSSIMO.... =D




Mangá em Português - Sem Links
Licenciado pela Panini Comics

Anime legendado em português:
Download: Anbient
Ver online: Animeq; Anitube

Entenda porque os links foram removidos

8 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por Karekano <3
    Muito boa essa postagem ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raquel... Fico muito feliz em saber disso, conheço poucas pessoas que gostam, até porque por ser meio antigo, muita gente desconhece. Muito feliz mesmo em saber... ^^

      Excluir
  2. Resenha interessante. Estou numa maratona shoujo pra quebrar os shounen e seinen da vida e uma amiga me mandou essa resenha. É triste um anime que parece ser tão bom e tão bem comentado por todos ter acabado por falta de dinheiro e não ter tido um remake decente até agora. Enquanto isso outras séries não tão boas assim mas que tem mais apelo pro público acabam tendo várias temporadas até. Triste. Mas já que não temos uma opção melhor, vamos ser felizes com o que temos, que já tá ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dija Darkdija... ^^

      Realmente é uma pena não terem dado continuação à série que é tão boa! E mais verdade ainda é que séries que nem são tão boas assim, como School Life, ganham anime e toda pompa... É triste, mas ainda bem que ainda ganhamos bons episódios pra ficarmos com gostinho de quero mais.

      Infelizmente, o mercado brasileiro não se dedica muito em traduzir shoujos. E as animações também não superam os shounens, mas gostei muito de saber dessa sua maratona shoujo. Espero que encontre mais sugestões aqui no blog e possa acompanhar...

      Abraços.

      Excluir
  3. Ameiiii de verdade a postagem, fiquei bem chateada que não tem a continuação do anime. E olha que ja faz anos que eu ja assistir e até hj ainda não superei 🤡💔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lanne!!

      KareKano é um dos meus animes favoritos da vida toda.
      Amo demais esses dois.
      E, realmente, é uma pena que o anime tenha sido cancelado, mas infelizmente é muito comum de acontecer, sobretudo, com shoujo.
      Mas tem como conhecer o final da história, lendo o mangá.
      Em português é mais difícil por ter sido licenciado e ser muito complicado encontrar novos volumes pra comprar.
      Maaaaaaaaaaaas é possível encontrar completo em espanhol.

      Também não superei o fato de não ter um final pro anime, mas é isso... =(

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design