domingo, 5 de outubro de 2014

Presents ~ Uni Senbei ~ (J-Movie)

Minna, ando sem muita criatividade esses dias... Minha preguiça é daquelas que se agarra em mim e não me larga... apesar de ter vários filmes na lista, acabei dando uma chance a esse j-drama que vi no youtube nos vídeos sugeridos assim que terminei de assistir a Cyrano Agency. É um curta metragem bobinho, super clichê, mas de certa forma interessante, além disso, vale a pena conferir a Toda Erika protagonizando essa comédia romântica.

Título: プレゼンツ うに煎餅/ Presents ~ Uni Senbei ~/ Presents: Sea Urchin Rice Cracker
Direção: Takahide Ishii
Roteiro: Kakuta Mitsuyo
Gênero: Comédia, Romance
Publicação: J-Movie (2007)
Nota♥♥

J-Movie - Presents ~ Uni Senbei ~ (2007)

Sinopse: Matsushita Hazuki (Toda Erika) terminou a faculdade e trabalha num emprego em que não gosta. Seu namorado, Takano Satoru (Hiraoka Yuuta), reprovou um ano na faculdade e ainda é estudante, apesar da idade, não tem nenhuma perspectiva sobre nada. Por causa das diferenças, Hazuki e Satoru acabam terminando o namoro. Semanas depois, Hazuki conhece Yasuda Kensuke (Kikawada Masaya), um homem mais maduro e bem mais atencioso que seu ex-namorado. Mas quem disse que será fácil tomar as decisões certas sobre a vida e o amor?

Tinha falado em postagem anterior que os filmes da lista eram Chilling Romance e Innocent Thing, mas a preguiça foi maior e eu acabei assistindo a esse curta metragem de apenas 40 minutos de duração. Eu sei que eu disse que ia assisti-los, mas sabe quando a preguiça te pega e te puxa pra ela sem querer te largar, pois é, é isso o que acontece comigo, igual à imagem abaixo... (mas uma preguiça dessas eu bem que queria que ficasse me agarrando toda hora - risos). Mas vamos falar sério a partir de agora.


A preguiça me pedindo para não ir (cena do K-Drama Coffee Prince).

Vou falar um pouco sobre os pontos positivos desse filme e depois comentarei sobre os negativos, vale salientar que é apenas um curta e algumas coisas podem parecer corridas para dar tempo de casar com o final, mas tudo bem, é mais normal do que a gente pensa. Falando sobre os pontos positivos, vou falar um pouco sobre como o filme traz "fatos reais", digamos assim. A questão do primeiro emprego e de julgá-lo sendo o dos seus sonhos nem sempre funciona tão bem quanto na nossa cabeça.

Hazuki acabou de concluir a faculdade e de arranjar o seu primeiro emprego. Hazuki pensava que seria o emprego dos sonhos, até descobrir que o seu trabalho não era nada parecido com o que ela tinha imaginado. Além disso, seu namorado Satoru reprovara o último ano de faculdade e ainda era um estudante. Para piorar, o cara não demonstrava ter nenhuma perspectiva sobre nada. E até parecia pouco se importar com a nossa heroína e essa incerteza acaba separando os dois. Satoru vivia numa realidade e Hazuki em outra. Após o fim do relacionamento, Hazuki conhece um cara bem mais maduro, o típico oposto do seu ex. O cara paga a conta, é atencioso, te dá presentes, te convida para sair e ainda por cima é super compreensivo. Hazuki fica completamente balançada pelo bom partido. Mas será mesmo que tudo isso poderia ser amor?


Hazuki e Satoru.

Hazuki e Kensuke.

A história do filme é bem simples e embora no início eu tenha achado que seria uma porcaria, acabou sendo algo que me surpreendeu. A ideia que eu fiz da Hazuki no início do filme era a de uma garota boba e cheia de mimimi... Mas não, ela mostrou um lado bem interessante quando estava tentando conquistar o bom partido do Kensuke. E mesmo depois do fim do namoro, as conversas com o Satoru foram no mínimo curiosas, com direito a uma cena na qual o diálogo entre os dois foi bem elaborado, poderia até dizer que foi inteligente.

Sobre o fim do relacionamento de Hazuki e Satoru tenho que escrever uma nota. Ambos estão cheios de problemas, Satoru sempre precisa de dinheiro e Hazuki vive reclamando do trabalho ser tão ruim. Um dia, ao reclamar mais uma vez sobre seu emprego por telefone com o namorado, Hazuki acaba sendo surpreendida pela atitude incomum e inesperada do companheiro, Satoru simplesmente diz que não aguenta mais aquele papo e que não queria mais falar com ela. Enfim, esse foi o fim do namoro de três anos dos dois. E durante três meses, Hazuki conhece Kensuke e fica dividida... é isso aí, pessoal... A Hazuki tinha um namorado super sem noção, teve a oportunidade de conhecer um cara mais "legal", ou seja, aparentemente melhor, mas o coração da moça ainda estava indeciso.


Toda Erika e Hiraoka Yuuta durante a divulgação do filme em 2007.

Os pontos negativos desse filme, na minha opinião, foram poucos (mas também, estamos falando de um curta, se tivesse muitas coisas ruins num curta, seria o cúmulo). Em primeiro lugar, o filme é uma comédia romântica, mas não vi comédia em canto nenhum. Ou talvez não estivesse bem humorada o suficiente para encontrar a graça do filme, enfim. Uma das coisas que não gostei muito, era a mania que o Kensuke tinha de ficar puxando a franja dele... Aquilo era muito brochante, muito mesmo. Outra coisa, que amiga chata era aquela que a Hazuki tinha, hein? Tinham momentos que parecia que ela morria de inveja da Hazuki, mas como o filme era um curta não deu tempo de ficar claro (para mim) isso: ela era mesmo amiga da heroína ou não? Só sei que não ficou muito claro.

O final (diga-se de passagem, super corrido) cumpriu com o esperado. Se você assiste ao filme, já vai deduzindo mais ou menos como será o final. Apesar de os personagens serem extremamente surreais e de vestirem roupas mais surreais ainda, a história conseguiu passar a sua mensagem e o título só tem explicação no final (para quem quiser saber com antecedência o que significa, selecione o texto para ler, mas já adianto que não é nada saboroso descobrir isso: o título uni senbei significa, literalmente, biscoito feito de ouriço-do-mar). Para mim, apesar do enredo simples e sem nenhuma novidade, achei o filme bastante interessante no que diz respeito à ilusão que nós, jovens, temos com relação ao primeiro emprego, principalmente, quando somos recém formados, como a Hazuki. Além disso, o filme gerou em mim um bom questionamento, afinal, será que somos sensíveis o suficiente para percebermos a importância que as pessoas que amamos têm para nós? Foi profundo isso, mas enfim... Para quem quiser conferir essa história, não custa nada tentar, a atuação da Toda Erika foi muito boa, até acabei gostando da Hazuki no final. No mais, recomendo.


J-Movie legendado em português:
Fansub: DramaFans (sem link); Fansubber

Entenda porque os links foram removidos

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design