sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Orange (Mangá)

Uma das histórias que mais rendeu pano para as mangas em 2015-2016. Além do mangá, a série ganhou diversas adaptações, tanto em anime, animação e live-action. E não para por aí, já foi anunciado que a animação ganhará uma versão em mangá da própria autora... Gente, Orange veio com tudo e mesmo sendo uma história sobre arrependimentos, não podemos ignorar que isso é apenas a ponta do iceberg. Sei que estou um pouquinho atrasada nessa postagem, mas fazer o quê, né? -risos... [Pode conter spoiler]

Título: オレンジ/ Orenji/ Orange
Mangaká: Takano Ichigo
Gênero: Drama, Mistério, Romance, School Life, Shoujo, Sobrenatural
Outros Títulos: Haruiro Astronaut (2011)
Publicação:
Mangá - 5 volumes (2012)/ Licenciado pela JBC (2015)
Animação (2015)
Live Action - J-Movie (2015)
Anime - 13 episódios (2016)

Orange, da mangaká Takano Ichigo (2012-2015)

Sinopse: No seu aniversário de 16 anos, Takamiya Naho recebe uma carta estranha, cujo remetente era ela mesma, dez anos no futuro. No início, ela acha que é uma brincadeira, entretanto, descobre rapidamente que os acontecimentos descritos na carta realmente acontecem. Tudo se torna ainda mais claro, quando chega um novo aluno na sua turma, Naruse Kakeru. Na carta, a Takamiya do futuro narra com perfeição tudo que iria acontecer. O único pedido da Naho do futuro é que protegesse o Kakeru, pois somente ela seria capaz de ajudá-lo a continuar vivo.

Ok, tentarei ser bem sucinta nessa resenha. Até porque essa postagem deveria ter saído ano passado, mas infelizmente não deu... risos. Então, falando da história em si, vemos que Orange não é um shoujo igual aos outros. Apesar de ser um shoujo escolar com todas as características de school life e de romance, o buraco é muito mais embaixo. Orange é uma história sobre arrependimentos e aprendizados dolorosos. Kakeru é um jovem que sofre de depressão por causa da morte de sua mãe. Ele não sente ânimo e, embora pareça que ele está bem e se "enturmando", é óbvio que ele não consegue superar o trauma.




Orange discute um assunto extremamente delicado até hoje: a depressão. Muitos pensam e acreditam piamente que quem sofre de depressão obrigatoriamente vive trancafiado dentro de um quarto escuro sem sair da cama para nada, mas isso não é necessariamente verdade, pois existem vários graus de depressão, inclusive, os casos de suicídio surpreendem mais por que muitas vezes achamos que aquela pessoa estava tão bem, que não entendemos porque ela faria algo assim. Kakeru se encaixa nesse perfil. Aparentemente, ninguém suspeita de que ele se sente tão mal a ponto de ter pensamentos suicidas.

Mas uma nova chance pode mudar tudo isso. No seu aniversário de 16 anos, Naho recebe uma carta dela mesma 10 anos no futuro. Nessa carta, a Naho do futuro descreve tudo o que vai acontecer naquele dia. Obviamente, Naho pensa que aquilo era uma brincadeira, afinal, quem acreditaria que receberia uma carta sua do futuro? Tanto que Naho ignora a carta, até que fica assombrada quando os fatos começam a acontecer conforme o que estava escrito. Instintivamente, Naho guarda o fato de ter recebido essa carta. Mas na minha opinião, tudo se resolveria mais rápido e de forma mais eficiente se ela contasse para os amigos sobre a missiva.




Entretanto, o que não percebemos é que todos de alguma forma vão ajudando Kakeru, como se todos já soubessem o que iria acontecer. Vale salientar também que Orange despertou diversas teorias, inclusive uma delas diz que esse momento no passado nunca aconteceu. Que todos estavam tão arrependidos diante da "máquina do tempo" que apenas desejavam que Kakeru estivesse ali. Gente, eu li essa teoria e fiquei pensando nisso, inclusive reli o mangá para ter certeza de que essa possibilidade era possível e cheguei à conclusão de que poderia mesmo ser! Será que a Takano Ichigo teria deixado essa brecha para nós?

Na minha humilde opinião, Orange foi um dos mangás mais incríveis que li em 2016. Emocionei-me pacas. Chorei sim, admito! Mas também, eu sou uma maria chorona, choro por qualquer coisa. Sou um poço sem fundo de lágrimas - risos. Entretanto, o que me fez gostar tanto de Orange foi o fato de ele trazer um assunto extremamente delicado de forma simples e sensível. Não há julgamento de valor, no entanto, percebemos que existe um grande pesar nos personagens do futuro, já que a história começa com todos eles 10 anos a frente. O interessante é que fica o questionamento, você faria tudo diferente se pudesse voltar no tempo? E se fosse para salvar a vida de uma pessoa, será que você conseguiria evitar o pior ou o destino é de fato inexorável e implacável? Durmam com essa dúvida... Até a próxima!! Kissu...



Mangá em português - sem link
Licenciado pela JBC

Anime legendado em português:
Fansub: Anbient; Animes Vision
Ver online: Animes Orion; Anitube

J-Movie legendado em português:
Fansubs: Fighting Fansub; Kingdom Fansubs; Mahal Dramas (necessitam cadastro)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design