segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (Animação)

Nesses últimos dias, resolvi "maratonar" algumas das animações do Studio Ghibli que estão disponíveis na Netflix. Espero aos poucos ir falando sobre cada uma delas aqui no blog à medida que for assistindo, ressaltando que alguns deles eu já vi e já postei sobre eles aqui. No mais, espero que vocês gostem dessa minha primeira indicação.

Título: 崖の上のポニョ/ Gake no Ue no Ponyo/ Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
Direção/ Roteiro: Miyazaki Hayao
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Fantasia
Publicação: Animação (2008)
Nota♥♥♥


Ponyo: uma amizade que veio do mar, animação de Hayao Miyazaki (2008).

Sinopse: Sosuke é um rapazinho de 5 anos que acaba encontrando um peixe bem diferente e dá-lhe o nome de Ponyo. Imediatamente, a peixinha adora o novo nome e deseja nunca se separar do seu novo companheiro. O problema é que Ponyo não é um peixe qualquer, muito pelo contrário, ela tem algumas habilidades sobrenaturais herdadas de sua mãe, uma deusa do mar. Mas o que poderia dar errado com a amizade de um menino e seu peixinho?



Diferente de histórias como Mononoke Hime e Nausicaä, Ponyo não aborda temas sérios de forma aprofundada. Acredito que essa seja a intenção, visto que Sosuke é apenas um menino de cinco anos de idade e Ponyo teoricamente tem a mesma idade que ele. O plot do filme é bem simples: dois amigos que se conhecem e que não querem se separar. Entretanto, apesar de não saberem disso, o desejo de Ponyo de ficar ao lado do amigo humano pode causar desequilíbrios entre o seu mundo (o oceano) e o de Sosuke.




O pai de Ponyo tenta a todo custo impedir que ela fique na terra ao lado de Sosuke. Mas ela é geniosa e tem muita força de vontade e passa por cima da decisão paterna, que a priori, eu pensei que fosse o vilão da história. Mesmo tentando proteger o equilíbrio, no início parece que ele tem outras intenções por trás dessa proteção toda. Vale salientar que a desconfiança do pai de Ponyo não é mera birra. Ele não gosta dos humanos, porque eles poluem sua casa há anos. A poluição dos oceanos aparece no filme, mas de modo sutil, não sendo o tema principal do enredo.




Embora poderosa, a mãe de Ponyo não é retratada como uma força vingativa. Ela aparece em determinado momento do filme, mas ela surge como uma figura materna benevolente. Sosuke e Ponyo são apenas duas crianças que estão descobrindo uma forte ligação. E Sosuke, apesar de tão tenra idade, mostra-se corajoso e íntegro, sendo portanto digno de ser companheiro de Ponyo. A animação não tem grandes reviravoltas, mas é bastante interessante. É uma daquelas histórias que aquecem o coração, por serem fofas e por falarem de amizades verdadeiras. No mais é isso, recomendo que vocês assistam... A animação está disponível na Netflix.

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design