segunda-feira, 27 de julho de 2020

Toukyou Tarareba Musume (Mangá)

Três amigas inseparáveis, que pensavam que teriam o mundo a seus pés, acordam - de repente - aos trinta e poucos anos e descobrem que o mundo tinha mudado, que elas tinham mudado e, pior, que a sua força de vontade e determinação tinham ido embora.

Título: 東京タラレバ娘/ Toukyou Tarareba Musume/ Tokyo Tarareba Girls
Mangaká: Higashimura Akiko
Gênero: Comédia, Drama, Josei, Romance, Slice of Life
Outros Títulos: Tooryanse (2001); Wisteria-Colored Sky Apartment (2005)
Publicação:
Mangá - 9 volumes (2014)
J-Drama - 10 episódios (Nippon TV | 2017)

Toukyou Tarareba Musume, da mangaká Higashimura Akiko (2014-2017)

Sinopse: Kamata Rinko, uma roteirista que mora em Tóquio, continua solteira aos 33 anos de idade. Ela não está satisfeita no amor nem no trabalho e costuma sair para beber com Kaori e Koyuki, suas melhores amigas desde o colegial. Um dia, enquanto as três estão jantando e bebendo em um izakaya, como de costume, reclamando dos homens com quem namoraram, um jovem misterioso de cabelos loiros, chamado Key, diz que elas continuam solteiras porque estão sempre falando sobre "e se..." Indignada com a ousadia do rapaz, Rinko decide se casar até 2020, o ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O dilema da Rinko acaba sendo o tipo de coisa pelo qual várias pessoas já passaram na vida, pelo menos em algum determinado momento: e se eu tivesse feito, dito, sido isso ou aquilo? Mas a verdade é que não é possível voltar no tempo e consertar o que a gente fez e até mesmo o que não fez. Rinko (e suas amigas) desperdiçou os melhores anos de sua vida achando que teria tempo, que ainda seria capaz de conquistar tudo o que quisesse, já que ela era a protagonista da sua história. No entanto, num belo dia e depois de tantos "e se", nossa heroína acorda e percebe que as regras do jogo tinham mudado. O mundo não era gentil com as mulheres de 30 e poucos anos.


Tokyo Tarareba Girls, drama japonês (2017)

Rinko, Kaori e Koyuki viviam numa cidade de interior no distrito de Saitama. Levando uma vida medíocre e sem graça, após terminarem o colegial, elas decidem morar em Tóquio. Afinal, elas eram jovens e o mundo estava a seus pés. Rinko entra na universidade; Kaori começa a fazer um curso técnico de manicure e mora com o namorado músico; e Koyuki desenvolve habilidades e técnicas culinárias para ajudar o pai no restaurante dele. A vida não tinha pressa, elas tinham sonhos, tudo parecia perfeito. Três amigas vivendo em Tóquio, com vidas a priori maravilhosas, agora se deparam com uma vida vazia e medíocre. Mas o que aconteceu para que tudo terminasse assim?

O legal desse mangá é como tudo é tratado de forma bem realista, sem nenhum romantismo ou idealização. Rinko rejeitou o único cara que pediu para sair com ela e anos depois isso ainda a assombraria. Kaori largou o namorado depois de cinco anos morando juntos, porque viu que ele nunca seria alguém responsável. Koyuki nunca teve grandes ambições e o seu jeito calado e reservado nunca a fez atrair homem nenhum. Elas poderiam estar bem resolvidas com suas escolhas, mas a pressão da sociedade para que mulheres casem, tenham marido, filhos etc., surge como uma forma de opressão e de sinônimo de realização. Toda mulher realizada é casada e mãe. O que sabemos que não é verdade, mas mesmo em pleno século XXI, ainda não estamos livres disso.




O ponto de fratura da ilusão de estar vivendo bem, de que ainda teria tempo de conquistar tudo que almejasse, ocorre quando um jovem bonito e misterioso, chamado Key, passa a apontar cruelmente os erros e as falhas de Rinko e de suas amigas. Ok, eu concordo que alguém precisava trazer essas três para o mundo real, mas o Key é muito sádico quando faz isso. Claro que tem todo um porquê de ele ser assim, tão frio e indiferente, mas de certo modo, eu tive muita raiva dele em alguns momentos. Ele não tinha empatia nenhuma e eu não gosto de pessoas assim. Mas no final, você até compreende as razões por trás de suas ações, todavia, deixo claro que para mim, não foram o suficiente para passar a mão na cabeça dele.

Esse mangá é maravilhoso! Um dos mais engraçados, mais cativantes que eu já li. A Rinko é muito interessante, apesar de ser uma mulher de 30 e poucos anos, ela ainda é ingênua, de certa forma, mas é bastante franca e tem garra. Também têm aqueles momentos em que ela enche a cara e se sente um cocô, mas quem nunca? As amigas da Rinko também são ótimas, a noite das garotas eram os meus momentos favoritos. Apesar de não aparecer tanto, a Mami é uma das minhas personagens mais queridas, embora tenha apenas 19 anos, ela coloca Rinko e suas amigas no chinelo. Amei como não é reforçada a rivalidade entre mulheres, amei como a amizade entre elas é forte e mais importante do que qualquer outra coisa... Ainnn... eu só sei que Toukyou Tarareba Musume é um dos meus mangás favoritos a partir de agora, chega dá um calorzinho no peito e uma vontade de ter amizades tão lindas e verdadeiras... Super recomendo!!



Mangá em português:
Toshi wa Yume - ler online/ download (completo)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design