sábado, 19 de outubro de 2013

Jisatsu Circle (Oneshot)

Dessa vez, resolvi falar desse oneshot baseado no filme Suicide Club. Quem me recomendou esse oneshot foi uma de minhas nee-chan, a Bel-chan... A história é bastante interessante e é apenas uma releitura do filme, ou seja, mais uma história original a partir de uma já existente, outro exemplo disso é Red Garden.


Título: 自殺サークル/ Jisatsu Circle
Mangaká: Usamaru Furuya
Gênero: Drama, Gore, Horror, Mistério, Psicológico, Seinen, Slice of Life
Publicação
J-Movie: Jisatsu Sâkuru/ Suicide Club/ O Pacto (2002)
Oneshot (2002)

Saya e Kyoko.
Diferentemente da má fama que carrega, o gênero slice of life, aqui, não se encaixa como historinhas para se fazer dormir... o gênero slice of life, para quem não sabe, trata de situações do cotidiano de uma pessoa em específico, de um grupo de pessoas ou de uma sociedade, mas para saber mais sobre isso, é só ler a matéria no site Netoin, que explica bem direitinho isso e dá vários exemplos de animes e mangás que pertencem a esse gênero.

Entretanto, eu só falei sobre o gênero slice of life, porque quando comecei a ler o mangá do Furuya, eu não entendia por que aparecia lá nas categorias esse gênero, mas depois eu entendi. A história retrata o cotidiano de algumas estudantes de uma escola feminina, que têm uma estranha ligação com Mitsuko-san.
O oneshot foi inspirado no filme homônimo de Sion Sono, mas em conversa com Furuya, Sono disse que ele deveria criar uma história a seu modo, pois Sono queria algo que não fosse tão fiel ao filme. Furuya aceitou a empreitada. Usando apenas a mesma imagem de abertura do filme para abrir a história do mangá, Furuya simplesmente deu a sua versão pessoal a essa trama tão misteriosa e envolvente.


Sinopse: Mais de cinquenta garotas adolescentes se posicionam perto do trilho do metrô. Todas elas estão sorrindo e felizes. Elas estão sendo guiadas por Mitsuko-san e todas elas se sentem confiantes e seguras por terem uma líder tão bondosa. À hora esperada, todas pulam de mãos dadas e ao mesmo tempo assim que o trem bala se aproxima. Todas morrem, exceto Saya Kota e o que parecia um milagre, na verdade, dá início a mais um jisatsu circle.

Furuya usou a mesma cena do filme de Sion Sono para iniciar o seu oneshot. Cinquenta garotas se jogam na frente do trem ao mesmo tempo, mas apenas uma sai viva do acidente. Ela é Saya Kota. Saya não se conforma com o fato de ter se salvado e passa a vagar pela escola ainda mais deprimida do que antes. Entretanto, ela passa a ser motivo de admiração de algumas garotas da escola o que irá despertar nela o espírito de Mitsuko-san.

Saya Kota.
Saya conheceu Mitsuko na escola. Mas o passado de Mitsuko era algo obscuro e sombrio. Saya se sentia triste e esquecida, pois sua melhor amiga, Kyoko, conhecera o amor pela primeira vez e a trocara por um homem. Mitsuko parecia ter o poder de curar as feridas das garotas, porém, ela não era tão boa assim.

Saya era mais uma sobrevivente do jisatsu circle e, por ter tido o direito de viver, deveria guiar mais um grupo de adolescentes para o descanso e para a felicidade.

Furuya fez a seguinte declaração quando do fim do oneshot:

"Eu queria escrever sobre a escuridão que as garotas carregam nos dias de hoje, cortando seus pulsos, querendo se matar, grupos pseudo-religiosos e outras coisas como essas. O assunto foi tão apropriado que eu senti que eu simplesmente tinha que escrever sobre isto. Para mim, Saya Kota é uma personagem que você deve amar."

Bem, eu não posso dizer que amei a personagem Kota, eu simplesmente gostei da reconciliação das duas amigas. Quando Kota e Kyoko falam sobre suas alegrias e presentes uma para a outra. Mas aí, também já era tarde.... SPOILLER!! (para ler, selecione o texto): Saya raptara Kyoko e tatuara em sua orelha a marca do jisatsu circle, ou seja, Kyoko agora estaria condenada a fazer parte do Jisatsu Club e por ironia do destino, Kyoko acaba sendo a única sobrevivente do suicídio coletivo promovido por Kota. Será que mais uma Mitsuko-san renascerá? Fim do spoiler.

A proposta do oneshot é muito legal. A do filme também. Apesar de tratarem de uma temática em comum, ambos utilizam formas diferentes de demonstrar isso. Mais do que recomendadíssimo a procura pelos dois. Um não compromete em nada a história do outro. Você pode assistir aos dois e nenhum vai ser spoiller do outro.

Para quem gosta de Thriller Psicológicos, Suicide Club é uma boa pedida!! Se for para ter nojinho de sangue e de corpos sem parte da pele ou de rolos de pele costurados entre si, desista, você não tem estômago para apreciar cenas de horror... O único problema dessa produção é o fato de os efeitos especiais serem muito toscos e do enredo, em muitas partes, ser muito mal desenvolvido. Mas eu, particularmente, gostei dos dois. Mas mesmo assim, senhor Sion Sono, eu ainda continuarei gostando de J-Pop!! \\o (para entender o que eu estou dizendo, assista ao filme).


Cartaz do filme.

Oneshot em Português:
Scan: Tatsumaki Scantrad

J-movie legendado em português:
Ver online: Filmes de TV

Entenda porque os links foram removidos

2 comentários:

  1. O Mangá parece bem interessante, demonstra tratar profundamente dos dramas da adolescencia. Já o filme, eu assisti e apesar de ser bem dirigido, eu achei ele muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooooooooo chato. rs. Mas gosto é gosto. Seu post me deu vontade de ler o mangá e muito! Parabéns pelo post e pelo blog OBS: Enquanto eu comentava aqui, a minha mãe passou e achou muito bonitinho os pandas da page rs.

    ResponderExcluir
  2. Hehehehehe.... ela gostou dos pandinhas, diga a ela que eu também rsrsrsrs....

    E espero que você possa ler o mangá, garanto que não iria se arrepender =D

    ResponderExcluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design