quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Enciclopédia Animangá - Jidaigeki e Sageuk

Yooooooo, minna!! Sei que prometi postar todo fim de semana e confesso que estou me esforçando bastante para isso. Como nesse fim de semana eu estava terminando de ver o anime de Noragami (ainda vai ter postagem sobre), resolvi deixar tudo pra hoje. E como algumas coisas aqui no blog estão na fila há séculos para serem postadas, estou adiantando esse post que há meses venho protelando em escrever (e sabem por quê? Por preguiça - gomen ne). Mas sem mais enrolações, vamos ao que interessa... *--------*



Nós sabemos que existem diversos mangás e animes que contam suas histórias num passado distante, situado em alguma era longínqua, a exemplo de Sengoku Basara, Saiunkoku Monogatari, Samurai X, Inuyasha, Afro Samurai, Basilisk dentre outros. O mesmo acontece nos filmes orientais e nos dramas. Mas os dramas/doramas em particular, recebem nomes específicos.

Os doramas japoneses de época são chamados de jidaigeki e costumam ter lutas de sabres (chanbara). Alguns exemplos de j-dramas no estilo jidaigeki que podemos citar são:


Atsuhime

Atsuhime conta a história de vida de Atsu, que nasceu na prefeitura de Kagoshima, então chamada de Satsuma, e que se tornou a esposa de Tokugawa Iesada, o 13 º Shogun do Shogunato Tokugawa. Ela sobe ao mais alto posto dentro do Ooku, o palácio interior do castelo de Edo, onde as mulheres relacionadas com o Shogun reinante residiam. Iesada morre logo após seu casamento e Atsuhime assume o nome Tenshoin com a idade de 23 anos tendo que assumir diversas responsabilidades.


A Chef of Nobunaga

Ken não se lembra de quase nada, mas sabe que veio do futuro e que é um cozinheiro. Ele não se lembra do próprio passado e nem como chegou no período Sengoku (Século XV). Durante sua estada na era Sengoku, ele é confundido com um espião e salvo por Natsu, um ferreiro local. Agora ele deverá usar a sua culinária para poder sobreviver nesta época de guerras dominada por Oda Nobunaga.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já os dramas coreanos são chamados de sageuk. Muitos desses sageuk são tragédias ou histórias épicas situadas numa época muito antiga. Como sugestões de sageuk, posso citar várias... os dramas históricos costumam fazer muito sucesso pela riqueza dos detalhes das roupas, dos cenários e da verossimilhança com a realidade daquela época.


Empress Ki

Empress Ki conta a história de uma imperatriz que viveu na era Gorye, focando, sobretudo, em seus amores e em suas batalhas, mostrando como eles terão forte influência na Dinastia Yuan. 


Sword and Flower

A história se passa na era Goguryeo. O rei Yeong Ryu trama matar o general Yeon Gaesomun, cujo poder e influência estão rapidamente ultrapassando seu trono. No entanto, quando Yeon Gaesomun descobre a estratagema, mata todos os envolvidos, incluindo o rei, assumindo seu lugar e se tornando um ditador militar. A filha de Yeong Ryu, a princesa Moo Young jura vingar a morte de seu pai, mas ela acaba se apaixonando pelo filho de seu inimigo.


The Moon that Embraces the Sun

A história de amor entre Lee Hwon e Yeon Woo, mas que é atravessada por uma tragédia. Lee Hwon deve assumir seu papel de rei e Yeon Woo desaparece. Anos mais tarde, uma xamã misteriosa aparece, no entanto, ela e o rei têm muito em comum do que poderiam imaginar.


É óbvio que não tem como eu sair enumerando os numerosos sageuk para vocês assistirem, mas além dos que citei acima, deixarei alguns outros títulos para quem se interessar: Faith, Gu Family Book, Iljiimae, Maids dentre outros.

E se você se interessou pelos dramas épicos, tem o site do Dramas Épicos voltado para esse tipo de conteúdo e muitos desses dramas/doramas podem ser encontrados no Viki ou no DramaFever. Super recomendo que vejam Empress Ki, estou surtando a cada episódio. E até a próxima, amores... Ja ne.

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design