sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Hyouka (Anime)

A minha história com esse anime é bem simples, vi o título curtinho (e olha que me sinto bem mais curiosa com títulos grandes) e me senti curiosa, o que seria hyouka? Uma das coisas que me fizeram ter ainda mais interesse no anime, foram os traços super bonitos dos personagens... Mas já adianto, se você espera ver romance nessa história, pode tirar o cavalinho da chuva... que a prioridade dessa história não é romance (risos).

Título: 氷菓/ Hyouka
Mangaká: Yonezawa Honobu
Gênero: Cotidiano, Mistério, School Life, Shounen, Slice of Life
Publicação:
Light Novel - 5 volumes (2001)
Anime - 22 episódios (2012)
OVA - 1 episódio (2013)

Hyouka, do mangaká Yonezawa Honobu (2001)

Sinopse: Oreki Houtaru é um chato de galochas, vive sempre de mau humor e é um ranzinza inveterável. Seu lema é fazer o menor esforço possível sempre. No entanto, seu mundo de tranquilidade acaba quando é obrigado pela sua irmã mais velha a fazer parte do clube de literatura da escola. No início, Houtaru pensa que no clube ninguém o incomodará, mas aí ele conhece a elétrica Chitanda Eru. Chitanda praticamente o arrasta e o "obriga" a desvendar alguns casos misteriosos, mesmo Oreki fazendo isso de muita má vontade, juntamente com mais dois amigos, Fukube Satoshi e Ibara Mayaka.

Antes que alguém pergunte, existe sim o mangá de Hyouka, mas não é de autoria de Yonezawa Honobu, o autor da série em mangá que ainda está sendo publicada pela revista Shounen Ace, é Ohna Task. Apesar de se ter um mangá do anime, os 22 episódios + OVA são baseados nos cinco volumes da série light novel de Yonezawa.



Em primeiro lugar, os traços são quase perfeitos de tão lindos!! As imagens são sempre bem coloridas e os cenários super interessantes. A escola, a piscina pública, enfim... o caminho para casa, são todos bem ricos em detalhes e cores. Além disso, os personagens são bem fiéis ao traço do mangá. E isso já conta como um ponto positivo. (Um exemplo de anime cujo traço ficou diferente do mangá e, inclusive, mais bonito, é Yosuga no Sora, lembrando que isso não é uma crítica negativa).

Falando um pouco sobre os personagens... O Oreki é super chato mesmo. Não gosta de socializar com os demais e tenta fazer o mínimo de esforço possível. Não é que seja preguiçoso, ele só não tem interesse em gastar energia com coisa alguma. Mas o caso é que depois que ele conhece Chitanda, ele não consegue ignorá-la, pois Chitanda é uma pessoa difícil de ignorar, vale salientar. Ela tem um quê que consegue arrancar Oreki do seu estado de inércia habitual, mas até eu confesso que seria difícil não se deixar levar pelo poder de "hipnose" que os olhos dela têm. Houtaru se sente totalmente envolvido por ela...



Essa cena é ótima... tadinho do Oreki, a Chitanda é super avoada e nem percebe que deixou o rapaz super sem graça...

Fukube Satoshi e Ibara Mayaka são amigos de Chitanda e Oreki, embora Oreki não demonstre fazer alguma coisa pela amizade deles. O fato é que os quatro estão sempre juntos e tentando desvendar mistérios que envolvem raciocínio lógico, à la Sherlock Holmes. Fukube, embora ninguém saiba, sente um pouco de inveja de Houtaru por causa de sua grande capacidade dedutiva, no entanto, Fukube tem uma ótima memória e pode guardar diversos fatos como se sua mente fosse um banco de dados humano. Satoshi é apaixonado por Mayaka que se junta ao clube de literatura bem depois. Ela não se dá bem com Houtaru, mas acaba entrando para o grupo por ser apaixonada por Satoshi, embora no início ele a tratasse com certa frieza.

Os mistérios desvendados pelo clube de literatura da escola começa com a palavra hyouka. Chitanda descobre nas anotações do tio, quando este era aluno da escola e integrante do clube de literatura, uma menção à palavra hyouka e a um acontecimento sinistro que ocorrera naquela época envolvendo um incêndio, se não me engano. Através de muita investigação e dedução, Oreki desvenda esse mistério e graças a isso, todo e qualquer caso dentro e fora da escola se torna um caso para ser investigado pelo clube de literatura. O anime e os casos de mistério não são nada enfadonhos. Se você é daqueles que gosta de mistério e algumas pitadinhas de romance, mais do que recomendo esse anime. Quando digo pitadinhas de romance, é porque Oreki não sabe se está apaixonado por Chitanda ou não, afinal, ela consegue ser bem persuasiva...

p.s.: foi super difícil escolher apenas essas imagens para postar, porque Hyouka tem várias imagens lindas demais da conta, sô... risos... No mais, deixo essas imagens que escolhi com muito carinho pra vocês... Até a próxima, minna... Ja ne.






Light Novel em português:
Download: Lazy Scans; Light Novel Project

Anime legendado em português:
Download: Anbient; Saikô Animes
Ver online: Animeq; Anitube

Entenda porque os links foram removidos

4 comentários:

  1. vocês teriam o link de todos os volumes para download ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, as únicas scans que encontrei fazendo a tradução do light novel só foram esses. Mas se eu encontrar alguma outra, postarei aqui nesse post.

      Excluir
  2. Amei você falando sobre Hyouka <3 suas críticas são realmente boas ( eu realmente gostaria de dar críticas assim como você), vou recomendar esse Blog para todos os meus amigos e amigas que gostam de animes , filmes etc... Bjs
    OBS : Se você conhecer algum site que dê para ler o mangá de Hyouka , você poderia me falar por favor ( ja to procurando há um tempão e ainda n achei ...)

    De : Bárbara Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Bárbara, muito obrigada por comentar e vc é uma fofa. Eu pesquisei e encontrei outra q scan q assumiu a tradução de Hyouka. A Lazy Scan está atualmente traduzindo o cap8, a outra scan, a Light Novel Project abandonou a tradução de Hyouka... enfim... não achei outros sites além do Lazy Scan que possui a opção de leitor online oferecida pela própria scan \\o

      Espero q eles continuem traduzindo pq os traços do light são lindos demais!! >_<

      Eu editei a postagem e os links já estão na postagem.... bjs.

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design