segunda-feira, 3 de julho de 2017

Life Plan A and B (Tw-Drama)

Eu sou uma pessoa que não se considera fã de nenhum ator/cantor etc, mas tenho aqueles que são meus "preferidos". Por isso, uma das razões de eu ter começado esse drama foi saber que a Rainie Yang seria a protagonista e também porque a história parecia bastante inovadora e diferente para um drama chinês. [Pode conter spoiler].

Título: 植劇場-荼蘼/ Life Plan A and B 
Direção: Wang Xiao Di, Huang Tian Ren
Roteiro: Mag Hsu
Gênero: Melodrama, Romance
Publicação: Tw-Drama - 6 episódios (TTV | 2016)
Nota♥♥♥

Life Plan A and B, drama taiwanês (2016)

Sinopse: Zheng Ru Wei (Rainie Yang) e Tang You Yan (Yan Yu Lin) são namorados, embora não sejam ricos, os dois apreciam bastante a vida, mesmo que isso signifique comer lámen de manhã, tarde e noite. Entretanto, apesar das dificuldades, surge a oportunidade de ouro: a empresa de Ru Wei quer que ela vá trabalhar em Xangai. Com medo da distância, You Yan também se esforça para conseguir uma vaga em Xangai. Tudo parecia perfeito, os dois iriam viver suas vidas em Xangai até um imprevisto acontecer e mudar os rumos de toda a história.

Ru Wei e You Yan são dois jovens sonhadores que se conhecem numa loja de conveniências. Duas pessoas totalmente distintas que se apaixonam e começam a namorar. Tudo isso é mostrado de maneira gradual, enfatizando todos os estágios do relacionamento do casal. Ambos são super companheiros e se esforçam juntos para terem uma boa vida longe de Taiwan.




No entanto, depois de tudo estar resolvido e de os dois irem morar em Xangai, o pai de You Yan sofre um acidente que o deixa incapacitado de fazer várias coisas. Esse acontecimento abala o relacionamento de Ru Wei e You Yan. Afinal, o que Ru Wei vai fazer? Ficar ao lado de You Yan abrindo mão de seus sonhos ou ir para Xangai sozinha e viver um relacionamento a distância? É baseado nesse dilema que a história se constrói. O plano A e o plano B correspondem à vida de Ru Wei sem ter ido para Xangai e à vida de Ru Wei em Xangai. Com qual dos dois planos ela seria mais feliz? Com qual deles ela se arrependeria menos?

Como tudo na vida, é difícil saber qual será a escolha mais correta para uma situação como essa. O drama tenta mostrar todos os pontos positivos e negativos de cada escolha sem tecer julgamentos de valor. É verdade que há uma pegada bem melodramática nos pontos negativos de cada plano, mas nada que torne o drama exaustivamente meloso.



Quando Ru Wei escolhe ficar ao lado de You Yan, ajudando-o a cuidar do pai dele (Zhang Fu Jian), ela ainda tem seu emprego e sua autonomia. Mas isso dura pouco tempo, pois Ru Wei descobre estar grávida e a sua vida toma outra reviravolta. Ela acaba tendo que ir morar com You Yan na casa dos pais dele. Para tornar a situação ainda mais delicada, eles não estão oficialmente casados, a mãe de You Yan (Chen Chi Hsia) sempre coloca defeito em tudo que Ru Wei faz e a irmã de You Yan, You Shan (Diane Lin), volta a morar com a família depois de o marido americano pedir o divórcio, por causa disso, You Shan não faz nada para ajudar e é grosseira e mal-educada com todos.

Mesmo numa situação delicada para Ru Wei, a vida mostra que as coisas podem piorar mais ainda. Exemplo disso é o episódio em que Ru Wei entra em trabalho de parto. Meio que dá a impressão de que Ru Wei é quase uma mártir por suportar tudo sozinha e sem murmurar. O único que compreende a situação da nora é o senhor Tang, que sempre pede desculpas e tenta ao máximo tornar a vida de Ru Wei menos árida.



Mas se a escolha de ficar com You Yan em Taiwan parece sofrível, ir para Xangai sozinha em busca de seu sonhos não foi nem de longe um mar de rosas. Ru Wei passa por diversas humilhações para conseguir ser reconhecida como uma boa profissional. Mesmo tendo que se reafirmar o tempo todo, ela vai conquistando notoriedade e respeito. No entanto, é nesse período que You Yan termina o namoro com ela e quem acaba consolando nossa heroína é o seu chefe mulherengo, Rong Yi Chao (Johnny Lu).

Porém, quando tudo parece calmo, eis que o primeiro golpe acerta Ru Wei em cheio. Ela é abandonada por Yi Chao que some sem deixar rastros. Mas deixa com ela uma mala cheia de dinheiro. Superado esse golpe, Ru Wei ainda encara outras pequenas tragédias na sua vida, o que a torna mais desconfiada e mais receosa de se envolver novamente com outro homem.



Vale salientar que a série não faz julgamentos de valor sobre os personagens. Podemos ver isso quando em um determinado momento, You Yan se torna funcionário público e chega em casa com dinheiro de suborno; Yi Chao é acusado de desviar dinheiro da empresa e desaparece sem deixar rastros; depois de se envolver com Yi Chao, Ru Wei engravida dele e acaba realizando um aborto. No entanto, os personagens não são julgados ou punidos por isso. Afinal, o ser humano é cheio de falhas. E eu achei essa perspectiva do drama um diferencial muito positivo.

Life Plan A and B não tenta provar qual teria sido a melhor escolha de Ru Wei, mas tenta mostrar o que podemos fazer para que cada decisão que tomamos seja a certa. Medo, insegurança, arrependimento fazem parte do processo e Ru Wei vem para mostrar que não existe certo ou errado e sim o que nossas ações sobre determinada coisa podem destruir ou enaltecer nossas escolhas de vida.


Tw-Drama legendado em português:
Scan: DramaFans (sem link)
Ver online: DramaFever; Netflix

4 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por doramas e com esta resenha eu consegui entender o dorama foi realmente tudo o que aconteceu mais eu gostaria De saber em que situação ela Seria feliz pois o dorama mostra ela ficando com o chefe que havia abandonado ela é largado tudo e o namorado que pra mim foi um fraco ficando com outra da qual ele conheceu .....eu no lugar dela não ficaria com o namorado porque a vida dela no plano que fez com ele foi sofrida não valeu a pena o justo seria ela realizar o sonho de ser uma executiva casada e Feliz ....eu só queria saber se a escolha que ela fez a deixou feliz pois sei que a vida é de escolhas mais o filme deixou uma dúvida no ar .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sonhadora... então, o dorama não mostra qual o melhor plano, mostra apenas duas situações na vida de Ru Wei, caso ela tivesse ficado e caso ela tivesse ido pra Xangai.
      Na minha opinião, ela sofreu nas duas decisões, mas no dorama não diz qual o melhor, acho q nem era essa a intenção do drama, por isso acho apenas q em ambos os planos a Ru Wei consegue ser feliz de alguma maneira, mas que independente da escolha dela, nenhum caminho seria fácil ou um mar de rosas.

      Excluir
  2. Não vou assistir...parece que nem no plano A ou no plano B....eles são infelizes, penso que na vida nem tudo é um mar de felicidades, mas sempre temos altos e baixos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconhecido... Então, você pode assistir sem medo. O dorama apresenta dois planos na vida de Ru Wei, mas ela tem um final feliz sim, nos dois. O que o drama quer mostrar é que independente da escolha que ela fizer, ela vai encontrar obstáculos nos dois caminhos, assim como ela também pode encontrar a felicidade. Tudo depende das decisões que a gente toma. O drama é muito realista, às vezes, um pouco dramático e sofrido, mas vale suuuuuuuper a pena!! Eu recomendo demais.

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design