domingo, 31 de dezembro de 2017

Ode to Joy (C-Drama)

E algo que vem se tornando muito forte em algumas produções orientais, é o girl power. E claro, quem ganha com tudo isso somos nós, que podemos ver pouco a pouco uma mudança nos temas, nas personagens e nos formatos de relacionamento. E com esse drama chinês não poderia ser tão diferente assim. Um dos dramas chineses mais assistidos em 2016 e o mais buscado no Youtube. É mole? Esse dorama traz a história de cinco mulheres vivendo a vida na moderna Xangai, não percebendo o quanto seus destinos estão fortemente ligados. Pareceu familiar com Age of Youth ou até mesmo com Malhação - Viva a Diferença? Não é à toa, hein... Além disso, é muito importante ver essas mudanças acontecendo, e aí, vamos lá conhecer esse girl power?

Título: 欢乐颂/ Ode to Joy/ Ode à Alegria
Direção: Kong Sheng
Roteiro: Ah Nai; Yuan Zi Dan
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Publicação: C-Drama - 42 episódios (Dragon TV | 2016)
Nota♥♥♥♥

Ode to Joy - drama chinês (2016)

Sinopse: Este dorama, baseado no livro Huan Le Song (欢乐颂), da escritora Ah Nai, conta a história de cinco mulheres de diferentes origens, personalidades e sonhos de vida, mas que de alguma maneira passam a ser amigas e a compartilhar das alegrias e das tristezas umas das outras.

Fan Shengmei - 30 anos (Jiang Xin)




Shengmei é a gerente sênior de Recursos Humanos numa empresa estrangeira. Apesar de vários anos trabalhando nessa empresa, ela nunca conseguiu prosperar na sua carreira. Seu desejo é poder encontrar um homem rico para poder se casar com ele e melhorar de vida. Mesmo com um grande senso de justiça, Shengmei tem suas falhas, sendo muito orgulhosa e não querendo admitir que tem um fardo muito pesado para carregar por causa da sua família problemática.

Qiu Yingying - 23 anos (Yang Zi)




Yingying é uma garota comum típica das cidades rurais da China. Ela trabalha na sua área de formação, mas por ser muito boba e inexperiente, acaba se apaixonando pelo cara errado. Por ser muito direta e simples, seus sentimentos e suas intenções são facilmente percebidos. Entretanto, mesmo agindo por impulso, na maioria das vezes, Yingying conseguiu conquistar boas coisas, mas também teve que arcar com as péssimas consequências de seus atos, de todas as vezes em que se envolveu em situações constrangedoras.

Guan Ju Er - 22 anos (Qiao Xin)




Guan Guan, como é carinhosamente chamada pelas colegas de apartamento, Shengmei e Yingying, é estagiária numa grande empresa, a Fortune 500. Embora seja muito esforçada, o fato de ter se formado numa universidade "desqualificada" torna as suas chances de ser contratada como efetiva muito pequenas. Diferentemente de Shengmei e de Yingying, Guan Guan é de família rica, mas insiste em ter a sua própria independência. Sua personalidade calada, introvertida e gentil apenas reforçam os valores tradicionais que aprendeu com a mãe.

Qu Xiao Xiao - 24 anos (Wang Zi Wen)




De família muito rica, a patricinha Xiao Xiao acaba de retornar do exterior. Embora seja inteligente, espirituosa, descolada, direta e agressiva, Xiao Xiao não quer ter compromisso ou obrigações, seu dilema é curtir a vida. Mesmo que pareça ser cínica, ela pode se mostrar uma grande amiga nos momentos de dificuldade. Xiao Xiao é a minha personagem favorita, apesar de parecer fútil e aluada, ela decide abrir a sua própria construtora, evitando assim ser apenas uma sombra de seu pai. O que parecia ser impossível tornou-se realidade, Xiao Xiao se torna uma empresária bem sucedida, usando de sua inteligência para conquistar a confiança dos clientes no seu trabalho.

Andie He - 31 anos (Liu Tao)




Formada na Columbia Business School, Andie é uma das consultoras financeiras mais promissoras do Banco de Investimentos de Wall Street. Sendo convidada pelo seu amigo Tan Zongming (Jin Dong) a voltar para a China, Andie aceita ser a consultora financeira da empresa do amigo. Entretanto, seu retorno à China não foi apenas por causa do trabalho, Andie quer encontrar seu irmão caçula, do qual foi separada quando criança. Andie é extremamente racional, tendo dificuldades de comunicação e de interação com as pessoas. Indiferente e fria, não é boa com relações interpessoais, mas é imbatível ao lidar com números e estratégias, além de ter uma memória excepcional.



Considerado o drama contemporâneo mais assistido na China, Ode to Joy traz a história de cinco mulheres de diferentes origens e personalidades que de alguma maneira se tornam grandes amigas. Mas para que isso seja possível, coincidentemente, as cinco moram no 22º andar do condomínio Ode to Joy. Inicialmente, a relação entre elas não é tão simples assim. Xiao Xiao tem um prazer inexplicável de enfiar o dedo na ferida das pessoas, além de falar tudo que lhe vem à mente, isso faz com que a amem e ao mesmo tempo a odeiem. Além disso, em algumas situações, ela acaba sendo mal interpretada pelas pessoas, o que faz com que Yingying não queira ser sua amiga de jeito nenhum.




Não apenas a Xiao Xiao era uma pessoa difícil, a própria Andie devido a sua dificuldade de se relacionar com os outros, não quer se envolver nem desenvolver afeição por ninguém. Entretanto, ela acaba se vendo envolvida nos problemas dessas mulheres e percebe que quer ajudá-las. A amizade entre elas surge de maneira gradual e sincera. Embora Yingying não disfarce o ranço que sente por Xiao Xiao, ela não percebeu que a sua "rival" a livrou de um boy lixo super escroto. A personalidade orgulhosa de Shengmei também vai tornar a relação delas delicada. Enquanto Xiao Xiao a vê como uma mulher oportunista que só quer arranjar um bom casamento, Andie quer ajudá-la com seus problemas familiares, mas Shengmei reage negativamente às duas. É claro que os problemas no amor são vários. Shengmei não quer aceitar os sentimentos de Wang Bai Chuan (Zhang Lu) porque ele não é rico, mesmo gostando dele. Xiao Xiao não sabe lidar com sua audácia e ignorância perto do médico boa pinta, Zhao Qi Ping (Wang Kai). E Andie não sabe como manter um relacionamento "saudável" com Wei Wei (Zu Feng).




Mesmo com todos esses pormenores, toda amizade para ser longa e duradoura precisa passar por desafios e superá-los, não mesmo? E é isso o que acontece em Ode to Joy. Elas se tornam amigas, compartilham momentos de alegria e de tristeza, mas ainda assim, guardam segredos no fundo do coração. E tomam decisões erradas também. Nessa primeira temporada de Ode to Joy, vemos como as personagens amadurecem e lidam com seus fantasmas. Também aprendem com seus erros e tomam decisões que podem mudar suas vidas para sempre, mesmo que isso signifique algo incerto. Para mim, esse dorama foi uma das melhores histórias que eu assisti em 2017. Por mais que haja milhões de coisas para falar sobre esse drama, eu acredito que a essência dele eu pude explicar. O que me encantou, o que me conquistou foi ver mulheres fortes que cresceram como pessoas e na profissão graças à ajuda de outras mulheres, que as apoiaram e ajudaram emocionalmente. Nada vale tanto do que ver a Yingying se tornar uma garota de negócios depois de um fim de relacionamento conturbado e nada supera ver uma Xiao Xiao se tornar uma empresária bem sucedida, nem ver a Shengmei tomando uma decisão tão arriscada na carreira aos 30 anos. Ode to Joy é um drama diferente dos que estamos acostumados a ver e vale super a pena. Recomendo de coração!!





C-Drama legendado em português:
Download: Dramaskfan; Star Dramas Fansub (necessita cadastro)
Ver online: DramaFans; DramaFever

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design