quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Watashi wo Hanasanaide (J-Drama)

Quando comecei a assistir a essa série, não pude deixar de associar ao filme A Ilha (2005), com a Scarlett Johansson e o Ewan McGregor. Embora sejam histórias diferentes em alguns aspectos, elas se assemelham em vários outros. E como todo mundo aqui já sabe, eu sou super suspeita já que amo histórias de ficção científica. E por que não recomendar um dorama sobre um assunto tão delicado?

Título: わたしを離さないで/ Watashi wo Hanasanaide/ Never Let me Go (Não me abandone jamais)
Direção: Yoshida Ken, Yamamoto Takeyoshi, Hirakawa Yuichiro, Yoshida Akimi
Roteiro: Morishita Yoshiko
Gênero: Drama, Sci-Fi
Publicação: J-Drama - 10 episódios (TBS | 2016)
Nota♥♥♥♥


Watashi wo Hanasanaide, drama japonês (2016)

Sinopse: Hoshina Kyoko (Ayase Haruka), Doi Tomohiko (Miura Haruma) e Sakai Miwa (Mizukawa Asami) cresceram juntos num internato isolado do mundo, situado numa região afastada da cidade, entre as montanhas. Já adultos, eles descobrem o sombrio segredo sobre o destino de cada um deles. Apesar do futuro assustador que os espera, eles precisarão lidar com sentimentos profundos de amor, ciúme e traição que podem separá-los para sempre.




Enquanto estava pesquisando sobre os escritores indicados ao Nobel de Literatura desse ano, esbarrei por acaso em dois autores japoneses, um nascido no Japão, Haruki Murakami, e outro nipo-britânico, Kazuo Ishiguro (o ganhador do Nobel). Até aí, nada demais. Mas, quando fui pesquisar sobre o dorama, descubro que a série é baseada no livro de Kazuo Ishiguro, Não me Abandone Jamais, traduzido no Brasil pela Companhia das Letras. Ou seja, parece bobo, mas eu fiquei extasiada com essa descoberta. Não é todo dia que o autor de um livro no qual um dorama é baseado foi o ganhador do Nobel de Literatura, não é mesmo? 




Mas, falando agora da série, se você é fã de ficção científica ou se curte questões que envolvem bioética, por exemplo, pode gostar desse dorama. A história se passa, inicialmente, num internato afastado da cidade, no meio da floresta, entre as montanhas. Lá, várias crianças realizavam atividades comuns, no entanto, eram ensinadas, sobretudo, para serem amáveis e dóceis, sendo sempre levadas a acreditar que eram anjos. Apesar de elas sequer imaginarem qual o propósito de estarem ali, muitas sonhavam com o dia em que poderiam sair de lá e viverem suas vidas. Mas será mesmo que elas tinham esse direito?





Não fica claro o ano em que a história se passa. Mas fica evidente que a mesma se passa em dois momentos distintos. Um na infância, quando os protagonistas viviam no internato, e outro na vida adulta, após descobrirem a verdadeira razão de existirem no mundo. Nesse ínterim, eles não só descobrem que suas vidas são curtas como não têm nenhum controle sobre elas. Além disso, eles não são os únicos que aceitam de maneira resignada o destino a eles imposto. Ao reencontrar a antiga companheira de internato, Endo Manami (Nakai Noemie), Kyoko descobre outros iguais a ela que decidiram resistir. Apesar de não aderir ao grupo de Manami, esse encontro repercutirá por muitos anos na vida de Kyoko.




Não quero estragar surpresas contando detalhes demais sobre a história, mas alguns detalhes tentarei explicar. Kyoko e Miwa eram amigas inseparáveis quando moravam no internato, mas Miwa sempre nutriu um sentimento de inveja pela amiga. Ainda nesse período, Kyoko ficou muito próxima de Tomo e ambos passaram a nutrir um grande afeto um pelo outro. Depois de adultos, os três foram morar juntos numa pensão. Esse intervalo de três anos era concedido para que eles desfrutassem de suas vidas antes de se dedicarem ao propósito de suas existências: salvarem vidas ou cuidarem uns dos outros.




Nessa nova casa, Kyoko é trollada por Miwa, que seduz Tomohiro ferindo os sentimentos dos três, por puro capricho. Mas Kyoko não passa tanto tempo sofrendo apenas assistindo a tudo inerte. Ela toma a decisão de começar a sua função de "cuidadora". É nessa função que, anos depois, ela reencontra os dois antigos amigos e em situações muito debilitantes. O sonho de ser jogador de futebol cada vez mais distante para Tomohiro. A imprudência de Miwa em sempre agir conforme sua vontade. E Kyoko, sempre impassível, sempre resignada, mas até quando? Manami mexeu com os sentimentos dela. Será que eles, sendo humanos tanto quanto os demais, não teriam o direito de viverem suas vidas como pessoas normais?




Fica claro, no contexto da série, que todos sabem da existência deles e do porquê eles foram criados. Mas mesmo assim, ninguém se importa com o destino deles, porque para todos é apenas para esse fim que eles existem. No entanto, a coisa muda quando eles têm consciência sobre o fato. Assim como Manami lutou durante sua vida inteira, por que eles não poderiam viver em paz? Uma história interessante, que de algum modo, traz discussões complicadas e complexas sobre o que fazemos com nossas células-tronco, ou com nosso DNA, será que a busca frenética pela vida eterna justifica negar o direito à vida de pessoas que já existem apenas por que você tem dinheiro? História super interessante. Super recomendo!! Até a próxima... Kissu.




J-Drama legendado em português:
Mahal Dramas Fansub (download/ ver online - completo - necessita cadastro)
Yukiazu Fansub (download/ ver online - completo)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design