sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Enciclopédia Animangá - Manhua, Manhwa, Mangá

Quando se fala em histórias em quadrinho orientais, nos vem logo à cabeça os mangás. Aliás, poucas pessoas sabem que existem diferenças entre as histórias em quadrinho orientais, afinal, no Japão, Coreia e China existe uma tradição milenar e cultural que os separa anos-luz em quase tudo, logo, por uma questão de lógica, é esperado que cada país tenha sua forma particular de fazer cartoon e HQs.  

Logo, podemos dizer que:

No Japão são publicados MANGÁS;
Na Coreia MANHWAS e;
Na China MANHUAS.

Além das diferenças culturais, já que vira e mexe, é mais comum do que se imagina a inserção de elementos folclóricos em cada obra (o que para pessoas leigas, requer conhecimento sobre isso, se não, pode comprometer a sua leitura), há outras diferenças importantes. Vamos conhecê-las?

Manhua:

O manhua é o hq feito na China. Os manhuas são classificados em infantis, de ação e políticos. Além disso, o sentido de leitura é da esquerda para a direita, ou seja, obedece o sentido de leitura ocidental (o nosso).

Sobre o traço, os manhuas costumam ter personagens mais realistas, ou seja, cujas feições se aproximam ao máximo da realidade. Outro detalhe é que as histórias costumam ser, em sua maioria, todas coloridas. Como exemplo, podemos citar China Girls e Fated to Love You. Todas as páginas são coloridas e os personagens são caracterizados o mais próximo possível com os traços reais. Outros exemplos de manhuas são: School Shock e The Ravages of Time.




Manhwa:

O manhwa é o hq coreano. Ele é dividido em histórias para meninos e meninas e para jovens adultos. Assim como os manhuas, o sentido de leitura também obedece o sentido ocidental: da esquerda para a direita.

Nesse tipo de hq, os traços apresentam os rostos dos personagens com feições exageradas e olhos bem marcantes. Apesar de o rosto ser exagerado, o desenho do corpo adota proporções mais fiéis aos corpos reais. No entanto, os corpos são bem esbeltos e esguios. Os manhwas costumam ser totalmente coloridos e, muitos deles, são postados diretamente na net, ou seja, os webtoons. Alguns exemplos de manhwas, podemos citar: Savage Garden, Nineteen, Twenty-One (webtoon), Tarot Café, Full House, Hot Blooded Woman, etc.



Mangá:

Mais famoso e bem mais conhecido que os citados acima, os mangás são escritos no Japão e costumam ser classificados em gênero, quase nunca por temas. Como já vimos sobre isso aqui, mas só relembrando, os mangás são classificados em kodomo, shoujo, shounen, josei e seinen.

Os traços são os mais diversos possíveis, os mangakás usam e abusam disso. Além disso, diferente dos manhwas e manhuas, o sentido de leitura do mangá é o oriental, da direita para a esquerda. Outra coisa é que nos mangás, é comum aparecer nudez, o que não ocorre com frequência nos manhwas e manhuas e os olhos dos personagens são bem característicos. Além disso, outro detalhe particular ao mangá é que os ideogramas que aparecem nos quadrinhos não só representam onomatopeias, como também fazem parte da arte.



Como exemplos de mangás, você pode bisbilhotar aqui no blog e encontrar várias sugestões. Agora ficou mais fácil entender esse mundinho que a gente tanto ama... Até a próxima, meus queridos... Ja ne!!

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design