quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sensei Kunshu (Mangá)

Eu fico sempre com um pé atrás quando encontro histórias em que a mocinha é nova demais para o mocinho. Nesse caso aqui, Ayuha tem apenas 16 anos e Hiromitsu-sensei tem 24. Aparentemente não parece algo gritante e os traços da Koda Momoko disfarçam um pouco essa diferença de idade, mas mesmo assim, eu acho um pouco complicado romantizar esse tipo de relacionamento. Feita essa ressalva, vamos ao que interessa, porque eu adoro as histórias da Koda.

Título: セ ン セ 君主/ Sensei Kunshu
Mangaká: Koda Momoko
Gênero: Comédia, Romance, School Life, Sensei, Shoujo
Outros Títulos: Heroine Shikkaku (2010)
Publicação
Mangá - 13 volumes (2013)
J-Movie (2018)

Sensei Kunshu, da mangaká Koda Momoko (2013-2017)

Sinopse: Samaru Ayuha é uma estudante do ensino médio, que é constantemente rejeitada pelos rapazes a quem se declara. Um dia, ela tem problemas em um restaurante e um homem bonito e atraente, Hiromitsu Yoshitaka, a ajuda com o pagamento da refeição. Sem imaginar que veria esse homem tão rapidamente, no dia seguinte, ela descobre que Hiromitsu vai ser seu professor de matemática. Devido a essa "coincidência", Ayu acredita que Hiromitsu é sua alma gêmea e se apaixona loucamente por ele, mas será que ela conseguirá conquistá-lo também?



Apesar de ter um casal com uma diferença de idade de 8 anos, algo que me incomoda um pouco, Sensei Kunshu é uma história divertida e cativante. Por isso, vou apresentar alguns motivos do porquê vale a pena ler esse mangá.




1. O fato de a protagonista não ser uma heroína perfeita

Assim como a Hatori de Heroine Shikkaku, a nossa protagonista apresenta diversas expressões faciais engraçadas. Embora a Ayu seja a heroína, ela não é a típica heroína shoujo, fofa e delicada. Ayu é estabanada, ingênua, nenhum pouco estudiosa, sem nenhuma qualidade e avoada. Ela representa tudo o que uma protagonista de mangá shoujo não é. E é exatamente isso que a torna super divertida e cativante. Em nenhum momento ela é irritante. Mesmo sendo idiota de vez em quando, ela tem um coração enorme e uma coragem avassaladora para defender as pessoas que ama. Talvez isso seja uma característica da Koda Momoko, trazer protagonistas que fogem dos padrões do shoujo clássico, de modo a gerar identificação (ou não) com um maior número de leitoras.



2. Paródia. Paródia. Paródia

Estamos falando de um mangá da Koda Momoko, então, de certo modo, eu já esperava por algo assim. Há muitas referências a outros mangás/animes shoujo em Sensei Kunshu, mas de modo a ironizar os mangás clássicos dos anos 80 ou para brincar com o leitor. Eu sempre tenho a impressão de que a Koda tem um certo fascínio por esses clássicos, como Candy Candy, por isso esse resgate em forma de paródia nas caras e bocas que ela dá aos personagens, sobretudo, à Ayu. São expressões sempre exageradas, quase caricaturais, das reações das personagens de acordo com a situação que eles estão passando no momento. Esse tipo de coisa sempre me atrai.



3. Um professor que odeia ser professor

O que eu mais curti foi ver como em vários capítulos o Hiromitsu-sensei deixa escancarado que odeia ser professor. Não só em seus próprios pensamentos, como em sala de aula. Ele está ali para cumprir um trabalho - que para ele será temporário - que paga razoavelmente bem. Ele está tirando apenas uma licença que acabaria em três meses, até que acaba se tornando professor efetivo. Ele não está nem aí se os alunos do ensino médio não estão interessados na sua matéria e, em nenhum momento, ele se preocupa com isso ou tenta conquistá-los. Além disso, ele tem zero paciência para a estupidez das alunas que se apaixonam por ele, até ser "seduzido" pela persistência de Ayuha. É por não conseguir entendê-la que ele se interessa por ela.



4. É um mangá da Koda Momoko

Pode parecer presunçoso falar isso, mas é a verdade. Quem já leu Heroine Shikkaku vai entender um pouco do que eu estou falando - risos.

My Teacher, My Love, filme live-action (2018)

No mais é isso, pessoal. Sensei Kunshu vai te fazer dar muitas risadas e, claro, vai ter tudo que você procura num mangá shoujo em que a protagonista se apaixona pelo seu professor e que em algum determinado momento da história acaba conquistando o coração dele e indo morar com ele... Oi? comassim?? Pois é, se você quiser saber como isso acontece, vá ler! Até a próxima, kissu...



Mangá em português:
Otaku Nya Scan - download (capítulo 41, volume 11)
Union Mangás; Yes Mangás - ler online (capítulo 41, volume 11)

Mangá em espanhol:
Shojo Papers - descarga (completo)
Tu Manga Online - leer online (completo)

1 comentários:

  1. Boa recomendação, li isso há algum tempo em kumanga, um final agradável.

    ResponderExcluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design