segunda-feira, 14 de julho de 2014

Considerações #4 - Zero no Tsukaima

Yoo, Minna, como vocês estão? Eu estou ótima, minto, de saúde sim... Mas ansiosa, tenho prova de Física II para fazer hoje à noite... Eu confesso que não estudei tanto, então que seja o que Kami-sama quiser, não é mesmo? (risos). Mas sem me lamuriar ou me lamentar, vamos ao que interessa =D

Como na postagem de Zero no Tsukaima eu comentei que tinha me dado vontade de ver o anime, pois é. Eu assisti. Terminei de ver a primeira temporada hoje de madrugada... E, algumas considerações sobre ele precisam ser feitas.



Fazia um tempinho que eu já tinha lido o mangá, é bem verdade que eu não lembrava de toda a história, o que é bastante compreensível, por isso resolvi ver o anime e gradualmente fui me lembrando um pouco da história toda e tenho que dizer, o anime é muito curto e não dá muita dimensão do todo. Mesmo sendo baseado no mangá desenhado pela Nana Mochizuki, o anime não dá conta de toda a história proposta no mangá e/ou no live-action da Noboru Yamaguchi.

A Tiffania não aparece na 1ª Temporada do anime, acredito que seja apenas uma personagem do anime, ou retirada de um dos light novels, vale salientar que Zero no Tsukaima, além de ter ganhado mais três temporadas de anime e mais alguns três ou quatro light novels, ou seja, muitos personagens devem ter surgido, inclusive, a personagem Tabitha ganhou um light novel só para ela, Tabitha's Adventures. Mas continuemos, além de Tiffania não aparecer no mangá da Nana Mochizuki e nem na 1ª temporada do anime, o segredo por trás da péssima magia de Louise não foi muito focado. Pior, a forma como a Louise descobriu isso foi tão esdrúxula que foi como um insulto para quem já leu o mangá. Como assim ela entra em transe?! A Louise está a todo momento consciente de sua magia e não entra em transe hora nenhuma. O anime simplesmente não deu espaço para que a Louise descobrisse a real natureza do seu poder. Isso foi omitido e transformou a descoberta disso num transe que teve mais a ajuda da espada falante do Saito do que da própria Louise. Eu, particularmente, detestei isso. A Louise é uma personagem inteligente e intuitiva, isso deveria ter sido focado no anime assim como aparece no mangá.

Cena do capítulo 35, volume 7.

Ao assistir ao anime, lembrei-me de personagens interessantes, como a ladra Fouquet, o pó desintegrador; Wardes (o noivo de Louise) e da plebeia, Siesta, que por incrível que pareça, tem ligação com o Saito, porque seu bisavô era um antigo soldado da segunda guerra mundial que de alguma forma acabou indo parar ali, dessa forma, ela é a única descendente do Japão além dele. O que faz com que eles se tornem muito amigos.

Sobre a ladra Fouquet, ela trabalha disfarçada dentro da Academia de Magia, como a ajudante do diretor Osman. Seu nome é Longueville, mas na verdade ela é uma nobre que perdeu o seu título e virou uma ladra de relíquias e artefatos mágicos. Não me lembro bem se no mangá ela é tão fria e calculista quanto no anime, mas creio que ela não deva ter sofrido tantas alterações de personalidade como a Louise.

Wardes, noivo de Louise desde que ela era criança, é um personagem singular. Como eu estava meio esquecida da história, fiquei surpresa quando soube que ele era de fato um traidor de Tristain. Mas fui pega de surpresa, o que foi bom e ruim, pois fiquei muito triste com o final trágico do amor entre a princesa Henrietta e o príncipe de Albion, Walles. Eu senti que no anime, por ele ser curto, acredito eu, a história parecia que era corrida. Os acontecimentos não se prolongavam de um episódio para outro, exceto no final, quando Louise quase se casa com Wardes e desse não-casamento é que se desencadeia a queda do reino de Albion e o grupo Reconquista declara guerra a Tristain.



Outra coisa que me deixou muito incomodada no anime foi a não explicação do que cargas d'água a Tabitha foi fazer no lago. Claro que o espírito da água estava enraivecido por terem roubado o seu anel sagrado por isso começou a inundar tudo, mas o porquê de a Tabitha ter que derrotá-lo? Ela ganharia o que com isso? A sua família a renega e a incumbe de tarefas inúteis, mas dessa vez fiquei boiando... Cadê o desdobramento disso para a história? Além disso, Tabitha se apaixona por Saito, mas isso não é retratado no anime.

Além de todas essas coisas, não é mostrado como o relacionamento de Saito e Louise vai evoluindo com o tempo. Ela, apesar de ainda agredi-lo, passa a deixá-lo dormir em sua cama com ela. No anime, Louise trata Saito super mal e vive batendo nele, e não, ele não dorme na mesma cama que ela, certamente isso acontece nas temporadas mais à frente. Na 1ª temporada, o que mais se vê são cenas dos ciúmes super aflorados da Louise quando vê o Saito ora com Kirche, ora com Siesta.

Outra coisa que fiquei meio aborrecida foi com o fato de a história focar apenas no Saito. Eu sei que Zero no Tsukaima é um shounen, mas no mangá, a protagonista é a Louise junto com o Saito e não só ela ou só ele. No anime, a história gira mais em torno do Saito. A Louise mais parece uma coadjuvante do que uma protagonista. Sinceramente, não gostei muito do que o anime fez com a história... Perdeu-se muito da essência do mangá.



Obviamente, fica mais do que claro que ler o mangá é muito importante também. Principalmente, quando partes da história são modificadas ou alteradas significativamente. Resolvi escrever essa postagem de considerações, porque na postagem anterior, havia muita informação que não passa no anime. Recomendo que se você assistiu ao anime, também leia o mangá. O light novel pode ser encontrado para download no site do Mangás Space. Para ler o mangá da Nana Mochizuki, é só ir no link do post de Zero no Tsukaima que está linkado no início desta postagem... Então, minna, espero que vocês tenham gostado e eu espero que eu faça uma boa prova hoje de noite... Até mais!! Kissus...

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design