domingo, 12 de abril de 2020

Enciclopédia Animangá - Talheres

Para os fãs da cultura asiática, como eu, resolvi hoje falar um pouco sobre os tradicionais talheres usados nos países orientais. Embora muitos de nós sejamos fãs de sushi, por exemplo, nem todos sabem usar os temidos "pauzinhos" - risos. Mas hoje a proposta não é ensinar ninguém a usar, mas a conhecer um pouco as diferenças existentes entre cada país. O Hashi, Fachi, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em grande parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

O utensílio usado na Coreia tem o nome de Sujeo, que é a junção das palavras sutgarak (숟가락, “colher”) e jeotgarak (젓가락, “pauzinhos”). A Coreia é a única que usa uma colher tradicionalmente, os outros países usam apenas os pauzinhos. Outra grande diferença entre o Sujeo e os demais é o material utilizado na produção. Enquanto a China e o Japão usam madeira, a versão coreana é feita de metal. Mas existe uma explicação para isso, reza a lenda que, antigamente, o rei usava os pauzinhos feitos de prata, visto que esse material mudava de cor caso alguém tentasse envenenar sua comida.

Não se sabe se isso é verdade ou não, entretanto, a prata continuou sendo utilizada até hoje na fabricação dos talheres, além disso, muitas pessoas acreditam que estão se protegendo de serem envenenadas por alguém. Se a Coreia ainda vivesse na era Joseon faria muito mais sentido acreditar nisso, porém, tradição é tradição, não é mesmo??



Outra grande diferença entre os pauzinhos usados nos países orientais é o tamanho que cada um deles tem. O talher chinês, por exemplo, é mais longo e grosso, mantendo o mesmo padrão de uma ponta a outra, ou seja, ele possui a mesma largura em todo o seu comprimento. A explicação para isso é que como os pratos não são servidos separadamente, você precisa pegar a comida diretamente da panela.

Na Coreia, a comida é servida numa mesa menor, com várias pequenas porções de comida das quais cada pessoa vai se servindo. Já na China, normalmente são utilizadas mesas do tipo Lazy Susan (mesas com bandeja giratória), o que exige que os talheres sejam maiores do que em outros países da Ásia.

Enquanto isso, no Japão, não há necessidade do uso de uma mesa pequena ou de uma Lazy Susan, cada um se serve e coloca sua comida em uma vasilha, ou seja, cada um prepara uma porção individual, como nós fazemos, desse modo, os pauzinhos japoneses, os Hashi, são menores e mais finos, já que não exigem pegar a comida de panelas ou de uma mesa giratória. Alem disso, no Japão existem ainda diferenças de tamanho para os Hashi utilizados por homens, mulheres e crianças, sendo adaptados para cada tipo de pessoa e faixa etária.

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design