quarta-feira, 24 de junho de 2020

Niji, Amaete yo (Mangá)

Os mangás da Aoki Kotomi costumam ser muito interessantes, de alguma maneira, eles sempre tratam de assuntos um pouco incomuns ou polêmicos. Com esse mangá não seria diferente e confesso que muito me agradou ver uma protagonista representando tantas dúvidas e receios que toda mulher com certeza entende o que é passar por isso, infelizmente.

Título: 虹、甘えてよ。/ Niji, Amaete yo/ Niji, Lean on Me
Mangaká: Aoki Kotomi
Gênero: Comédia, Drama, Romance, School Life, Shoujo
Outros Títulos: Boku wa Imouto ni Koi wo Suru (2003)
Publicação: Mangá - 8 volumes (2017 - em andamento)

Niji, Amaete yo, da mangaká Aoki Kotomi (20017 - em andamento)

Sinopse: Niji, Gaku e Hiyori tornam-se amigos graças ao judô. Apesar de ser durão e de ter um aspecto meio sombrio, Gaku só baixa a guarda quando Niji o ataca, no entanto, ele esconde a sua paixão por ela comparando-a a um animal. Hiyori sempre foi muito perceptivo e, embora também esconda seus sentimentos, tudo fica confuso quando vários mal entendidos tomam conta da situação: um triângulo amoroso que você nunca viu e um acontecimento que irá mudar definitivamente a relação desses três.

O mangá ainda está em lançamento no Japão e li apenas até o capítulo 13, por isso tentarei falar o máximo possível para deixar as coisas claras, mas sem soltar muitos spoilers. Niji é faixa preta em judô e, pelo que pude ver, é a única garota do clube de judô, tanto que é chamada de princesa, o que faz Gaku revirar os olhos. Hiyori e Niji já eram amigos muito antes de conhecerem Gaku, mas depois que os três se conhecem, passam a andar juntos para cima e para baixo. Tornam-se um entidade inseparável, até um certo momento.

Hiyori diz a Gaku que vai se declarar para Niji e pede para que o amigo apareça nessa hora. Gaku entra em parafuso e não fica para saber o que Hiyori ia dizer a Niji. Por causa disso, ele passa a interpretar tudo errado e supõe que Niji e Hiyori estão namorando. Ferido e magoado, ele vai embora deixando Niji ir para casa sozinha à noite. Sinceramente, mesmo que indiretamente, Gaku acaba tendo responsabilidade com o acontece à amiga, já que ele poderia tê-la acompanhado até em casa, mas preferiu ser um babaca.



No dia seguinte, Niji chega atrasada na escola e toda cheia de curativos. Ela diz a todos que foi atacada por um tarado, mas que conseguiu se livrar dele depois de entrar em luta corporal com ele. Apesar de fingir estar bem, esse acontecimento faz com nossa heroína fique emocionalmente abalada e ela perde totalmente a sua confiança, passando a ter medo de se aproximar de homens, o que afeta significativamente sua relação com Gaku. Mas será que ela vai conseguir superar isso logo? Gaku vai ser capaz de ser alguém em quem Niji pode se apoiar?

Eu recomendo esse mangá porque ele traz uma discussão muito importante. Niji foi atacada por um cara que se ela não tivesse nenhuma noção de defesa, poderia ter sido estuprada ou pior. Mesmo sendo faixa preta, Niji perdeu toda a sua confiança, o que demonstra que independente de a mulher ser faixa preta no 10º dan, ser atacada sexualmente sempre causará traumas difíceis de superar. Além disso, não é porque Niji não foi estuprada que o trauma é menor. Ela teve seu corpo violado, seu direito sobre suas decisões, então, acredito que essa discussão é muito válida, já que nós sabemos que é bastante recorrente encontrarmos, em alguns mangás, garotas adolescentes serem assediadas no metrô, por exemplo.


Mangá em português:
Dimichan - ler online (capítulo 13, volume 4)

Mangá em espanhol:
Whitelies Fansub - descarga (capítulo 13, tomo 4)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design