segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Kimi ga Suki (Mangá)

Comecei a ler esse mangá, porque eu resolvi apostar em mais um projeto de Watanabe Ayu. Depois de ter lido Otomegokoro e de ter gostado e de estar acompanhando L♥DK e de também estar gostando, eu pensei: "por que não dar uma chance?". Enfim, fiquei um pouco triste com o final dessa história, aliás, fiquei decepcionada com a protagonista dessa história. Se você foi uma das pessoas que amou esse mangá, gomen, talvez você se depare com comentários não muito positivos.

Título: キミがスキ/ Kimi ga Suki/ I Love You
Mangaká: Watanabe Ayu
Gênero: Drama, Romance, School Life, Shoujo, Slice of Life
Outros Títulos: L♥DK (2009); Otomegokoro (2008)
Publicação: Mangá - 3 volumes (2006)

Kimi ga Suki, da mangaká Watanabe Ayu (2006)

Sinopse: Aki Murakami é apaixonada por Shinobu Mase, seu colega do clube de basquete. Desde muito tempo, ela nutre essa paixão por ele. Com medo de não ter mais a chance de conseguir se declarar para ele, ela resolve se encontrar com Mase e abrir seu coração, mas quando ela decide fazer isso, um garoto de outra escola, Koichi Hojo, aparece em seu caminho e se declara para ela. E agora, o que Aki fará com todos esses sentimentos diferentes e novos em sua vida?

Com o decorrer da história, o romance entre Aki, Mase, Natsumi e Hojo se transforma num "quadrado" amoroso muito dramático e, particularmente, isso me incomodou bastante. Eu quase não conseguia terminar o volume 2, eu tinha vontade de bater na Murakami Aki o tempo todo. Ela ainda não saiu do meu conceito de personagem mais idiota do ano, eu a equiparo com uma personagem que é tão idiota quanto ela, a Alison de um livro que li em 2004, O Amor Pode Esperar (Sharing Sam, no original), da escritora Katherine Applegate.


Capa do livro O Amor Pode Esperar,
de Katherine Applegate.
Por que eu faço essa comparação? Porque as duas personagens preferem sofrer por vontade própria, sempre se sacrificando pelos outros. Aversão mortal a esses personagens. Detesto mesmoDetesto porque personagens como ela, por serem tão idiotas, complicam toda a história e ainda por cima fazem várias pessoas inocentes sofrerem sem necessidade.

Como não gostar da Murakami Natsumi? Como não gostar do Koichi Hojo? E também, como não gostar do Shinobu Mase? Todos são personagens maravilhosos. E todos eles sofrem por causa de quem, de quem? Da Aki! A Aki esconde seus sentimentos por Mase e começa a namorar Hojo, após se sentir culpada por ele ter sofrido um acidente (um ótimo jeito de começar um relacionamento, hein? Sentindo pena da pessoa). Além disso, se torna amiga de Natsumi e ainda a incentiva a namorar Mase e, no final, (depois de arrependida) decide não mais esconder o que sente e quer ficar com o Mase.

A partir daqui, comentários recheados de spoiler, continuar a leitura é por sua conta e risco! 


Aaaaaahhhh!!!! A Murakamki Aki merecia um grande f***-se do Mase!! Ela não merecia o final feliz que teve... Personagens egoístas são o cúmulo do absurdo. Como fã de shoujo eu preciso manifestar minha insatisfação e revolta com esse tipo de personagem. Murakami Aki é o típico exemplar de personagens que faz os outros sofrerem além de fazer sofrer a si mesma. A Natsumi e o Mase fazem um casal muito kawaii... Mas sempre os melhores personagens ficam a ver navios por causa dos outros. A probabilidade de Mase desistir de um namoro com Natsumi deveria ser 0%. A Aki-chan não merecia o final feliz da história.


Murakami Natsumi.
Além disso, não sei qual era a intenção da Watanabe Ayu quando criou uma personagem como a Aki-chan. Em primeiro lugar, Aki vai se declarar para Mase quando é interrompida por Hojo. O cara pede que ela saia com ele para que eles se conheçam um pouco melhor antes de ela lhe dar o fora definitivo. O cara foi um gênio quando sugeriu isso, afinal, era uma forma de mostrar para ela um pouco dele, mas ela ter aceitado isso foi o cúmulo! A pessoa passa três anos da sua vida amando alguém para depois sair com um cara que ela só viu uma vez na vida e depois desse encontro sepultar todo o seu amor de três longos anos, por se sentir culpada?

Ok, isso é plausível, sentir-se culpada pelo acidente que mudou a vida do Hojo, acidente este que poderia impossibilitá-lo de continuar jogando basquete, mas o que eu ainda não entendo foi o fato de ela cortar seu cabelo bem curto e ainda por cima passar a ignorar o Mase sem sequer dar uma satisfação a ele. Minna, como é que pode isso? Se era amor, como é que ela começa a namorar outro cara? Certo, certo... eu não consigo gostar da Aki-chan, mesmo "entendendo", em partes, algumas de suas atitudes, mas fazer todos sofrerem (e olha que ela fez três pessoas sofrerem de uma vez só) por causa de seu egoísmo, é demais para suportar. Ela ainda consegue ser a pior amiga que alguém pode ter, tadinha da Natsume. Por causa de tudo isso, Murakami Aki acaba de ganhar o troféu de personagem mais repugnante que já conheci em toda a minha vida de otaku. Meus parabéns. Apesar de eu também detestar a Ayu, de Shinyuu to Watashi no Suki na Hito, da mangaká Yagami Rina, a Aki-chan consegue ser ainda muito pior.

Fim dos comentários com spoiler!!

Tirando a Murakami Aki, gostei de todos os personagens principais. O Mogi-sensei também é uma figura. Mas não é muito sortudo no amor, apesar de que a história não mostra um desdobramento da paixão que ele nutre por Shizuka Misaki (assessora do clube de basquete da escola). Ela só aparece na viagem que eles fazem durante a Golden Week e depois ela some ao longo da narrativa. Uma pena também foi a Natsume não aparecer muito na história. No fim, ela acabou sendo uma personagem forte. Forte por não desistir de fazer o Mase se apaixonar por ela e forte por sair do caminho espontaneamente para a Aki e Mase ficarem juntos. Apesar de eu gostar muito do Mase, achei que ele deveria ficar com a Natsume, afinal de contas, a Aki-chan só fez magoar seus sentimentos quando o rejeitou na véspera de Natal. Enfim... se vocês acham que o Mase deveria ficar com a Natsumi ou com a Aki-chan, só lendo para tirar suas próprias conclusões. Recomendo que vocês leiam e me digam se vocês concordam comigo ou não. Quando fizerem isso, não deixem de comentar aqui... Ja ne!




Mangá em Português-PT:
Fascínio Asiático (download - completo)
Batoto (ler online - completo)
Central de Mangás (ler online - completo)

Entenda porque os links foram removidos

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design