quarta-feira, 26 de março de 2014

Aoi Hana (Anime)

Aoi Hana, da mangaká Takako Shimura
Fumi e Akira eram muito amigas, mas Fumi se muda com a família e as duas perdem contato. Dez anos depois, Fumi volta à antiga cidade, será que elas irão se lembrar da antiga amizade?

Título: 青い花/ Aoi Hana/ Sweet Blue Flowers
Mangaká: Takako Shimura
Gênero: Drama, Romance, School Life, Shoujo-Ai, Slice of Life, Yuri
Publicação:
Mangá - 8 volumes (2004-2013)
Anime - 11 episódios (2009)

Sinopse: Fumi Majoume e Akira Okudaira eram muito amigas quando crianças, mas quando Fumi se mudou elas perderam contato. Dez anos depois elas se reencontram na estação de trem, agora como estudantes secundaristas quando Fumi volta a morar em Kamakura. Fumi continua sendo muito introvertida e sensível, sempre chorando por tudo; enquanto que A-chan continuava a mesma garota extrovertida e carismática de antes, sempre ajudando seus amigos a sorrirem em momentos difíceis. Logo após se reencontrarem, elas se aproximam uma da outra e a amizade das duas se fortalece novamente. Nesse ínterim, A-chan ajuda Fumi quando esta se apaixona por Yasuko Sugimoto, mas tudo pode mudar quando Fumi lembrar quem foi seu primeiro amor.

Akira e Fumi (versão anime)
A única coisa que me deixou triste é que não encontrei o mangá completo em português, mas pelo que pude "folhear" no mangá em inglês, a história do anime é bem fiel a do mangá, sobretudo até onde pude ler, salvo algumas cenas que foram excluídas. Não li o mangá todo, até porque isso levaria muito tempo (até eu traduzir) e eu sou uma pessoa extremamente ocupada, hahahahahaha.... mas pelo que pude entender, usando o meu péssimo inglês para isso, não há muitas diferenças entre o mangá e entre o anime, pelo menos até os capítulos iniciais, nos quais são baseados os episódios do anime. Com exceção do traço de ambos que difere um pouco, a capa do mangá engana, mas as feições das personagens são bem interessantes e como já disse em postagens anteriores, traços bonitos me cativam =)

Tentarei não soltar muitos spoilers (no entanto, ainda assim, soltarei alguns - risos), mas para quem for assistir ao anime, a própria abertura já é um spoiler e tanto. No início, quando Fumi volta à cidade onde morava quando criança, ela descobre que Chizu, a sua prima querida, se casou. Fumi fica triste com isso e A-chan a consola. Ainda nesse caminho, Fumi se apaixona por sua senpai, Yasuko Sugimoto. Mas em algum dado momento, Fumi se lembra que durante todo aquele tempo o seu primeiro e verdadeiro amor sempre esteve ao seu lado. Ok, chega de spoilers por hoje haushaushaushaus.


Da esquerda para a direita: A-chan, Ikumi, Sugimoto e Fumi

Bom, outra coisa legal que descobri sobre Aoi Hana é sobre a mangaká que o desenhou. Takako Shimura desenvolve trabalhos voltados para a temática LGBT. O que é bastante interessante. Pelo título da história: "Flores Azuis" ou "Flor Azul", já que no japonês não tem plural para substantivos e adjetivos, já dá para perceber que títulos como flores é bem comum em histórias que envolvem relacionamentos entre mulheres, como Moonlight Flowers, por exemplo. Mas o mais interessante ainda é que Aoi Hana é uma história simples, porém extremamente delicada, cheia de pormenores que ficam subentendidos nos mínimos detalhes. É só prestar atenção.

A-chan e Fumi.

Além disso, a ambientação das escolas onde as duas estudam e da cidade de Kamakura são ricas em detalhes e tentam ser fiéis o máximo possível. Sim, Fumi e A-chan estudam em escolas diferentes, Fumi estuda na Escola Secundária Feminina Matsuoka enquanto que A-chan estuda na famosa Academia Feminina Fujigaya, onde Sugimoto estudara antes de ir para a Matsuoka e onde deixara para trás um grande segredo.

Aoi Hana é uma história envolvente, cheia de segredos e amores não correspondidos. Vale muito a pena conferir, mais do que recomendo!! Eu simplesmente adorei!!



Mangá em Português:
Download: Aino Scanlator

Mangá em espanhol:
Download: Asakawa no Fansub

Anime legendado em português:
Ver online: Animeq; Anitube; Central Anime

Entenda porque os links foram removidos

4 comentários:

  1. Oee adorei seu blog! principalmente o post sobre KNT... kimi ni todoke é meu shoujo preferido! adorei esse seu post e vou ver aoi hana. kissu!
    ps.: é provavel que voce receba mais comentarios meu akie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, brigada pelo carinho... Também adoro Kimi ni Todoke e me dá agonia quando vejo blogs falando mal dele. E Aoi Hana é muito lindo. Espero que você goste... e vou aguardar seu feedback... Kissus *---*

      Excluir
  2. Gostei do site, descobri ele hoje procurando pelo mangá de Aoi Hana, como eu já tinha visto o anime não me incomodei com o spoiler, mas acho que poderia melhorar a visualização quando for mostrar spoiler, seja ocultando ele ou algo do gênero, outro detalhe do texto é que menciona o anime ser fiel ao mangá, eu não li o mangá então não sei ao certo isso mas sei que a história vai mais além no mangá (o capítulo 18 é o equivalente ao episódio 11 "ultimo" do anime) então seria interessante comentar isso.
    E para finalizar o link da aino scanlations só tem até o cap 29 traduzido, também acho interessante colocar um link com ele completo em inglês, por exemplo o mangafox.me.
    É isso aí obrigado pelo trabalho de vocês, vou vasculhar mais o site para ver se encontro outras obras que estava procurando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu feedback.... Sobre o link do Aino, tá especificado que só tem até o capítulo 29. Sobre links em inglês, encontram-se dois disponíveis: MangaHere e MangaPark. Quando pesquisei no Mangafox, não encontrei lá. Pode ter sido que eu não tenha pesquisado muito, até porque escrever as postagens aqui eu pesquiso bastante. No mais, ler no Mangafox nesse caso fica a critério de quem se interessar... Sobre os spoilers, bom, há um prévio aviso de que alguns spoilers serão ditos. Acerca do anime e do mangá. Até onde pude ler (com meu inglês ruim rsrsrsrrss) vi que não destoava tanto, o que pra mim é um ponto bastante positivo. Não sabia desse detalhe do capítulo 18 corresponder ao episódio 11 do anime (no caso, o último).... Vou pesquisar mais um pouco e adiantar a minha leitura (mesmo que em inglês =/ )... assim que der, farei os ajustes necessários... Abraços *---*

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design