quinta-feira, 3 de abril de 2014

Na Prisão (Mangá)

Na Prisão, mangá autobiográfico
de Kazuichi Hanawa (2000)
Infelizmente, Na Prisão, mangá autobiográfico de Kazuichi Hanawa, não se encontra para leitura online, mas pode ser encontrado à venda em vários sebos pelo Brasil afora.

Título: 刑務所の中/ Keimusho no Naka/ Na Prisão/ Doing Time
Mangaká: Kazuichi Hanawa
Gênero: Autobiográfico, Gekiga, Psicológico, Seinen
Publicação:
Mangá - 1 volume (2000)/ Licenciado pela Conrad (2005)
Live-Action - J-Movie (2002)

Sinopse: Na Prisão trata de um relato autobiográfico do mangaká Kazuichi Hanawa que passou três anos preso por porte ilegal de armas. Condenado a passar três anos de sua vida naquele inferno, Hanawa tenta não sucumbir à perda da sua identidade dentro de um lugar onde tudo é controlado.

O mais interessante e inovador do mangá Na Prisão é o senso de humor do personagem, seu humor irônico e sarcástico tornam a vida retratada na prisão mais leve, menos monótona. O mangá resgata as memórias de Hanawa dentro da prisão, vale salientar que lá era proibido até desenhar.

O regime carcerário japonês nem chega aos pés do regime das prisões brasileiras. O excesso de regras torna a vida do recluso uma maratona exaustiva de se tornar um padrão, um robô que tem que reproduzir automaticamente todos os comandos. Existem regulamentos de: como se vestir no verão e no inverno, formas de como dobrar corretamente o uniforme, modos de sentar, banhos cronometrados (2 minutos para se lavar e apenas 1 para se enxugar), existem até formas diferentes de como andar em determinadas situações, tendo inclusive linhas no chão para que todos os detentos sigam em fila indiana e de forma organizada.

A cela que Hanawa dividia com mais quatro presos.

Hanawa ainda publicou o mangá 刑務所の前 (Keimusho no Mae, traduzido como "Antes da Prisão"), publicado dois anos depois de Na Prisão, sem tradução para o português, onde ele retrata as razões que o levaram a tomar gosto por armas e por essa razão começar a colecioná-las. 

Na Prisão é um mangá muito interessante, pois Hanawa, ao retratar suas memórias no cárcere, também denuncia a opressão das cadeias japonesas, mas ao mesmo tempo retrata que pequenas mudanças na rotina massacrante da prisão traziam nuanças maravilhosas, como por exemplo, o episódio no qual o banho que era tomado de manhã fora adiado para ocorrer à tarde, mesmo que apenas naquele dia. Outro ponto interessante é a visão que o próprio detento tem de si mesmo: "eu sou um peso/vergonha para a sociedade". Vale a pena conhecer essa história.

Hanawa sofrendo com crise de abstinência de nicotina.

Cena na qual Hanawa mostra a dificuldade de se usar o banheiro.
Mangá em Português - Sem Links
Licenciado pela Conrad

2 comentários:

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design