Essa semana eu publiquei a resenha de Sensei Kunshu e, por gostar das obras da Koda, resolvi falar um pouco sobre ela. Infelizmente, tem pouquíssimas informações sobre a autora na internet, mas vou compartilhar com você o pouco que eu consegui encontrar.
Koda Momoko (幸 田 も も 子) nasceu em algum lugar do Japão, no dia 24 de setembro de 1984 (libriana). Koda é ainda bastante jovem e começou sua carreira em 2006 com a publicação do mangá Sonde Murasaki Doonatta?. No ano seguinte, ela publica Ouse ga Suppin Miseru Ka Yo, na revista Bessatsu Margaret e Anesan Countdown!, série com dois volumes. No entanto, é apenas em 2010 que ela ganha destaque como mangaká de shoujo com a publicação de sua obra mais famosa: Heroine Shikkaku.
O estilo da Koda é bastante irreverente, sempre trazendo uma perspectiva diferente ao estilo shoujo. Embora mantenha alguns padrões e alguns clichês típicos do gênero, ela acrescenta novos elementos e usa e abusa das referências a obras clássicas, como Candy Candy, Sailor Moon, Dragonball, etc. Além disso, a Koda é bastante ativa nas redes sociais, quem acompanha seu site pode constatar o quanto ela gosta de expor os seus gostos e interesses.
As obras mais recentes da autora são Atashi no! (2017), com 4 volumes publicados e Kimi ga Tokubetsu, em andamento no Japão com 4 volumes, ambos pela revista Bessatsu Margaret, da editora Shueisha.
Obras da autora:
- Sonde Murasaki Doonatta? (2006)
- Anesan Countdown! (2007)
- Ouse ga Suppin Miseru ka Yo (2007)
- Yotteke! Otokomua (2008)
- Heroine Shikkaku (2010)
- Party! - Sora - Higashi Nihon Daishinsai Charity Mangabon (2011)
- Hirunaka Shikkaku (2013)
- Sensei Kunshu (2013)
- Atashi no! (2017)
- Kimi ga Tokubetsu (2019)