sábado, 14 de junho de 2014

Chobits (Anime)

Assisti a esse anime há um tempinho atrás, mas só agora criei coragem para falar dele. Esse anime é mais uma mostra da versatilidade do grupo Clamp, que consegue alcançar diversos públicos com histórias que podem ser lidas/assistidas por qualquer um.

Título: ちょびっツ/ Chobits/ Chobittsu
Roteiro/ Arte: Ohkawa Ageha/ Apapa Mokona (Clamp)
Gênero: Comédia, Cotidiano, Ecchi, Romance, Sci-fi, Seinen
Outros Títulos: Guerreiras Mágicas de Rayearth (1993); A Pessoa Amada (1995)
Publicação:
Mangá - 8 volumes (2001-2002)/ Licenciado pela JBC - 1ª edição - 16 volumes (2003)/ Nova edição (2015)
Anime - 24 episódios (2002)
Especial - 2 episódios/ OVA - 1 episódio (2002)

Chobits, mangá do grupo Clamp
Sinopse: Hideki Motosuwa é um jovem rapaz que mora no interior do Japão. Triste por não ter passado no vestibular e já com 18 anos, Hideki decide fazer um cursinho preparatório em Tóquio. Chegando lá, Hideki se depara com uma realidade totalmente diferente da sua, enquanto na sua cidade ele vivia alimentando as vacas e lendo revistas pornôs, em Tóquio ele vê várias pessoas carregando ou sendo acompanhadas por vários robôs de companhia, chamados persocons. Imediatamente, Hideki deseja ter um como todo mundo, mas descobre que ter um persocon é muito caro e para conseguir um terá que trabalhar muito. No entanto, numa certa noite, ao caminhar pela rua, Hideki encontra uma persocon jogada no lixo. Achando ter encontrado a sorte grande, Hideki leva o "robô" para casa e ao ligá-la, dá-lhe o nome de Chii. Mas o que ele nem sequer imagina é que ter a Chii ao seu lado lhe fará se envolver numa trama muito mais complexa do que ele poderia resolver: afinal, sua vida agora está ligada à lenda do ser mitológico chamado Chobit.

O ser lendário: Chobits.

Adoro essa história, ainda não li o mangá, vi apenas o anime, os especiais e o OVA, mas como o grupo Clamp sempre está por perto na hora da produção do anime de suas histórias que mesmo não lendo o mangá podemos ter a certeza de que a história do anime é bem fiel, mas pretendo ler os oito volumes, não sei quando, mas pretendo (risos).

A Chii-chan é uma fofa, super meiga e prestativa. No início, a Chii não fala nada, apenas diz o seu nome e o de Hideki. Chii tem uma forte ligação com Hideki e com Chitose Hibiya, a dona da pensão onde eles moram. Além deles, Chii conta com a ajuda de todos os amigos de Hideki, inclusive de Shinbo e do gênio adolescente, Minoru Kokubunji. Minoru ajuda Hideki a desvendar os segredos por trás das lembranças fragmentadas de Chii-chan, principalmente sobre a possível ligação de Chii com o lendário Chobit.

Hideki é um cara muito simples e inocente. Após começar a frequentar as aulas do cursinho, ele se apaixona pela sua professora, Takako Shimizu. Mas Takako é uma mulher casada e está enfrentando muitos problemas pessoais, problemas esses que Hideki nem sabe. Apesar de cultivar uma paixão platônica por ela, Hideki precisa arrumar um emprego logo, pois precisa pagar o aluguel todos os meses. Sua vida pacata só vai ter um grande sobressalto quando ele descobre que o seu melhor amigo, Shinbo e a professora Takako têm um caso e quando esses dois fogem escondidos.

Da esquerda para a direita: Takako, Shinbo,
Hideki e Chii-chan.
Chii é muito esperta e logo vai aprendendo ao poucos novas palavras e, sobretudo, a ler. Existe um livro que resume bem a história de Chii-chan: toda a verdade será desvendada quando Chii encontrar seu verdadeiro amor e que esse alguém a ame do jeito que ela é, só assim ela será humana também. Esse livro é o que a própria Chii lê ao longo do anime e do mangá.

Tudo corre de forma bem simples no anime, a vida de Hideki e de Chii se passa de forma tranquila e pacata. Enquanto isso, Minoru vai pesquisando o que seria a imagem recebida via email com a imagem da suposta Chii e o nome Chobits em sua perna. A misteriosa dupla formada por Ziemma e Dita continuam espreitando de longe os passos de Chii-chan, já que eles estão ligados ao seu passado esquecido.

Se aproximando do final da história, fica claro que a verdade ainda está longe de ser totalmente esclarecida. É nesse momento também que Chitose revela parte do passado de Chii-chan. O próprio enredo vai dando pistas sobre isso. Quando Chii foge pela primeira vez, todos os persocons entram em transe, param de funcionar e até um black-out acontece. Ao fechar os olhos, uma Chii negra (Freya) fala com a inocente Chii (Eruda) e esta sabe muito mais coisas sobre o passado de Chii-chan do que ela mesma.

O mais legal de Chobits é que todos os personagens se desenvolvem independentemente da história de Chii-chan. Minoru e Yuzuki (sua persocon, criada por ele mesmo após a morte de sua querida irmã), Takako e Shinbo, Kotoko (mini persocon que vive com Hideki e Chii-chan enquanto Shinbo não aparece) e até mesmo os personagens que estão perseguindo a Chii: Ziemma e Dita. Mas no fim, essas histórias se cruzam ora com Hideki, ora com Chii-chan.

Enquanto você é iludido com a tranquilidade da história do anime, se aproximando do episódio 17, mais ou menos, a história começa a tomar um rumo mais frenético, as descobertas mais importantes começam a ser expostas e Freya e Eruda passam a aparecer mais. Chitose mal aparece nas cenas do anime, mas é peça chave para o desfecho: é ela quem sabe de todo segredo em torno de Chii-chan e mais, ela também tem ligação com o seu passado.

Minna, é muito nostálgico falar de Chobits já que ela é uma das histórias que mais gosto!! Vale muito a pena conhecer a história de Chii-chan e Hideki e, claro né, para vocês entenderem e saberem quem são Freya e Eruda e por que elas aparecem nos sonhos de Chii-chan, então, mais do que recomendado que vocês leiam o mangá e/ou assistam ao anime =D




Mangá em Português - Sem Links
Licenciado pela JBC

Anime legendado em português:
Download: Anbient
Ver online: Animeq; Anitube

Entenda porque os links foram removidos

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design