sábado, 21 de junho de 2014

Enciclopédia Animangá - O gênero Sci-fi ou Ficção Científica

Quando falamos em ficção científica imaginamos imediatamente cientistas malucos e suas mirabolantes experiências. Certamente, nem todo mundo é fã desse gênero, mas o gênero Sci-fi (abreviação do termo em inglês Scientific Fiction) nem sempre trata de cientistas malucos e de experiências sem pé nem cabeça.

Q01, robozinho do filme Hal.

Temas como robôs, máquinas vivendo em harmonia com os seres humanos, reprodução artificial sem contato sexual entre homens ou mulheres, futuros longínquos onde a tecnologia é super avançada também contam como temas e panos de fundo para histórias que tratem de ficção científica, um exemplo bem sutil do gênero Sci-fi é o mangá Made in Heaven - Kazemichi. Só percebemos que se trata de ficção científica porque sabemos que é impossível alguém ser transformado num robô e ainda ser humano, sem mencionar que a história não se passa num futuro distante, tipo 2245, por exemplo.

O que difere o gênero Sci-fi do fantasia é que para que seja Sci-fi tem que haver algum fator ou elemento que envolva ciência. Um gênero Sci-fi pode parecer fantasia? Pode, mas lembrando que tem que haver um motivo científico para ser ficção científica. Pode ser os dois, claro, por que não? (risos).

Video Girl Ai.

A origem do gênero surgiu com a publicação de obras clássicas, como as histórias do francês Júlio Verne e da inglesa Mary Shelley, autora do célebre Frankenstein, e tudo isso graças aos avanços tecnológicos de cada época, afinal, é preciso tirar inspiração de algum lugar, não é mesmo?

Histórias que envolvem fantasia ou sobrenatural, às vezes podem se confundir entre si e serem confundidas com ficção científica, mas como dito anteriormente, só é ficção científica se houver uma explicação científica ou um motivo científico para que algo aconteça ou exista dentro da história... Mais sugestões, enviem email para animangahouse@gmail.com ou acessem o catálogo do blog para encontrarem sugestões de leitura =D

Alguns exemplos de Sci-fi que você pode encontrar aqui no blog, além de Made in Heaven - Kazemichi são: Hal, Video Girl Ai, Ergo Proxy e Chobits.

Chobits.
Ergo Proxy.

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design